União Brasil decide expulsar Celso Sabino após ministro permanecer no governo Lula
- Ananda Moura

- 26 de nov.
- 1 min de leitura
26/11/2025 O União Brasil avançou nesta terça-feira (25) para retirar Celso Sabino de seu quadro de filiados. Em reunião virtual, o Conselho de Ética aprovou o parecer que recomenda sua expulsão e o cancelamento da filiação partidária. A decisão agora segue para a Executiva Nacional do partido, responsável por confirmar e oficializar o ato.

Segundo nota divulgada pela legenda, o colegiado também opinou pela intervenção no diretório estadual do Pará, determinando a dissolução da Executiva e a criação de uma comissão provisória. O ministro do Turismo e seu advogado acompanharam a sessão. A Executiva Nacional tem até 8 de dezembro para marcar a reunião final, conforme estipulado pelo estatuto partidário.
A medida é reflexo da escolha de Sabino em permanecer no governo Luiz Inácio Lula da Silva, contrariando a orientação do União Brasil. Em setembro, o partido havia dado um prazo para que o ministro deixasse o cargo. Ele chegou a anunciar a saída, mas voltou atrás, o que intensificou pressões internas por sua expulsão.
Ao justificar sua permanência, Celso Sabino afirmou estar com a “consciência tranquila” e destacou entregas do Ministério do Turismo, especialmente durante a COP realizada em Belém. “Não devo nada para ninguém”, declarou. *Com informações do Estadão Conteúdo









Comentários