Filho de André e Sheila, funcionários do Banco do Brasil que moravam no Rio de Janeiro e tomaram posse em Maracaju/MS, Thiago Manzoni nasceu na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 25 de janeiro de 1984.
"Eu tive muitas alegrias na vida, a primeira delas foi ter nascido filho dos meus pais. Eles foram e são um presente para mim. Apesar de minha mãe já ter falecido, continua a participar da minha vida com os conselhos que deu e permanecem úteis e por meio dos exemplos que deixou."
Aos 10 meses, foi para o Rio de Janeiro, onde ficou até os 6 anos, quando veio para Brasília com seus pais e irmãos, Julia e Gabriel. Em Brasília, Thiago estudou no Colégio Sementinha, no Colégio Batista e no CEUB, onde se formou no Segundo Grau (hoje Ensino Médio). Fez um ano de Estatística na UnB e um semestre de Relações Internacionais, foi então que optou por cursar Direito no UniCEUB. Aos 24 anos, começou a advogar, atividade que exerce há 14 anos.
Neste período, conheceu Renata, sua esposa. Quando crianças, frequentavam a mesma igreja, mas cada um seguiu sua vida, até que se reencontraram em um congresso. Começaram a namorar em 2009 e, em dezembro de 2010, casaram-se. Da união nasceram Guilherme e Filipe, em março de 2014 e outubro de 2015, respectivamente.
"Renata, Guilherme e Filipe são a melhor parte da minha vida, concretização dos sonhos de Deus para mim. As maiores alegrias, os maiores presentes que Deus meu deu; eles tornam meus dias mais leves, cheios de significado e propósito."
De personalidade forte, Thiago é uma pessoa leal, transparente; é decidido, disciplinado, fiel a seus princípios e valores. Thiago cresceu em um lar que tinha princípios bíblicos como fundamento de tudo, o Cristianismo sempre fez parte da sua história. Respeito à família, às mulheres e aos mais velhos, cuidar do casamento e preservar as crianças são valores que sempre foram ensinados por seus pais.
Em 2016, Thiago começou a gravar vídeos e postar em sua rede social e se candidatou em 2018 a Deputado Federal, pelo Partido Novo. Saindo do zero, conseguiu 11.610 votos. A campanha tinha pouco recurso financeiro, mas tinha pessoas dispostas a trabalhar para a defesa de valores e ideais – família, verdade, honestidade, integridade.
Em 2022, Thiago se candidatou a Deputado Distrital. Apegado aos mesmos princípios que defendera em 2018, continuou na jornada, com o intuito de ver um Distrito Federal diferente. Cristão, conservador, advogado, foi eleito em 2022 com 25.554 votos, defendendo 3 pautas prioritárias – família, emprego e fiscalização do Poder Executivo. Sua maior motivação é deixar a cidade ainda melhor para os filhos. Referindo-se ao seu núcleo familiar originário e ao que tem construído com sua esposa Renata, diz:
“Brasília é a nossa cidade, Brasília é nossa terra, Brasília é o lugar que a gente ama. Aqui a gente viveu as melhores e as maiores experiências das nossas vidas, aqui a gente cresceu e se desenvolveu. Aqui nós nos tornamos adultos, aqui eu formei o meu caráter, aqui foi onde eu pude não só me tornar quem eu sou, mas revelar quem eu sou. Penso que a revelação do nosso caráter, da nossa identidade, de quem nós somos em cada área que atuamos, faz parte do projeto de Deus para nós. A nossa família sempre acreditou nisso, que Deus tem um propósito específico para cada pessoa e nós vivemos crendo nisso.”
Agora, diante de um novo desafio, Manzoni está disposto a se doar pelo Distrito Federal e lutar pelas famílias e pela prosperidade do brasiliense.
Trajetória
A festa da vitória no dia 2 de outubro foi como a conquista da Copa do Mundo. Colaboradores, familiares e amigos não conseguiam conter tamanha alegria e a sensação de dever cumprido após longos dias de rua, sol quente, agendas extenuantes, dedicação, resiliência e trabalho, muito trabalho.
Na diplomação, quando ocorreu o reconhecimento da Justiça Eleitoral sobre o resultado das urnas, o nome de Thiago estava presente entre os 24 deputados distritais, representando as 25.554 vozes que disseram sim ao desafio proposto de enfrentar um sistema que explora as pessoas e as aprisiona. O resultado alcançado provou que, com união e propósito, mesmo com recursos limitados, é possível se erguer para lutar contra tudo ameaça os valores e princípios de uma população ao privar o seu poder de livre iniciativa e podar o seu espírito empreendedor.
Todo o caminho percorrido foi motivado por sua preocupação com o futuro de seus filhos em construir um país próspero e livre. No dia 1º de janeiro de 2023, com Guilherme e Filipe, Thiago subiu à tribuna para sua posse.
Assim que assumiu o seu cargo de Deputado Distrital, assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Na primeira reunião ordinária, em 28 de fevereiro de 2023, sua condução à frente da presidência da Comissão surpreendeu a todos pelo domínio do regimento interno e dos trâmites da Câmara Legislativa, mostrando o preparo de um advogado que, desde a juventude, sempre foi além das obrigações e domina com habilidade as iniciativas a que se dedica.
Além do trabalho legislativo, Thiago tem prazer em disseminar conhecimento e em ensinar as pessoas sobre economia, conservadorismo e fatos históricos que moldaram a política ao formato atual. Como atua em várias frentes e deseja disseminar conhecimento, atualiza frequentemente seu site com artigos, textos e resumos de livros indispensáveis, como “O Caminho da Servidão”, de Friedrich Hayek; “A Mentalidade Anticapitalista” e “Seis Lições”, de Ludwig Von Mises.
Com o passar do tempo, Thiago Manzoni foi moldando sua trajetória. Não foram poucas as vezes em que se posicionou de forma firme e corajosa contra narrativas falaciosas esquerdistas. Sempre teve a clareza de que, em um cenário político polarizado, é fundamental manter-se fiel aos seus ideais e não se deixar intimidar. Mesmo diante de pressões e críticas, manteve-se firme na defesa daquilo que julgava ser o melhor caminho para o país e para suas futuras gerações. Um exemplo marcante foi durante a CPI dos atos de 8 de janeiro. Ciente da importância daquele momento, ele se empenhou em expor com precisão e eloquência os pontos obscuros das acusações infundadas, com uma convicção que só quem é guiado pela busca da verdade possui.
Brasília é conservadora, porém, a maioria dos brasilienses não possui base sólida de conhecimento para que possa realmente defender seus princípios e valores. Da necessidade de espalhar o pensamento conservador embasado, desenvolveu um projeto que oferecesse ferramentas e conhecimento para que a comunidade pudesse contrapor-se à esquerda.
Com esse propósito, iniciou uma jornada por várias regiões administrativas do Distrito Federal, levando a ideia a todos os cantos do Distrito Federal. O movimento “Eu Sou Conservador” foi mais do que uma série de encontros, foi um despertar para muitas comunidades, em cada cidade que visitava, ensinava sobre os princípios que acredita serem o alicerce de uma sociedade livre e próspera E para levar essa mensagem ainda mais longe, criou o site eusouconservador.com.br, uma plataforma onde qualquer pessoa pode aprender e se aprofundar sobre o conservadorismo, construindo assim a base de conhecimento e uma comunidade que faltava para tantos.
Sabemos que a base de uma sociedade próspera e segura está na formação das futuras gerações. As escolas cívico-militares são parte dessa transformação, onde crianças e jovens aprendem valores que, moldam o caráter e os preparam para enfrentar o mundo com responsabilidade.
Como defensor incansável da livre iniciativa, acredita que a verdadeira transformação social vem da liberdade econômica, em suas falas, suas emendas e projetos de lei, esse ideal sempre está presente. Sempre manteve diálogo com empresários, buscando formas de impulsionar a economia de Brasília.
Como defensor ferrenho da liberdade, tem ao seu lado os deputados federais Gustavo Gayer e Nikolas Ferreira na disputa travada contra o arbítrio que se instalou-se em nosso país. No dia 10 de dezembro de 2023, quando as ruas de Brasília voltaram a ecoar o clamor por justiça, estava lá, convocando o povo ao lado de seus aliados. Sempre que convocado pelo Presidente Bolsonaro, fez-se presente ao lado de outros parlamentares que se recusam a silenciar diante de supostas injustiças contra o povo brasileiro. A batalha vai além da arena política - é uma luta pessoal, sobre o futuro das futuras gerações.
O legado que Manzoni busca construir é claro: um país próspero, onde as famílias tenham a liberdade de empreender, de preservar sua propriedade privada e de exercer sua fé, sempre mantendo os princípios e valores de uma nação com forte herança cristã. Essa visão norteia suas ações e posicionamentos, mesmo que isso signifique enfrentar desafios e resistências. E é esse compromisso que continua guiando suas ações.
Comments