top of page

Moraes anula decisão da Câmara e decreta perda imediata do mandato de Zambelli

12/12/2025 O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a decisão da Câmara dos Deputados que havia rejeitado a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e determinou a perda imediata de seu mandato.

Moraes anula decisão da Câmara e decreta perda imediata do mandato de Zambelli
Foto: Câmara dos Deputados

Na decisão proferida na noite desta quinta-feira (11), Moraes afirmou que a Câmara violou a Constituição Federal ao manter o mandato da parlamentar mesmo após a condenação criminal com trânsito em julgado.


O ministro determinou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente de Zambelli no prazo de 48 horas. Moraes também solicitou ao presidente da Primeira Turma do STF, ministro Flávio Dino, que o colegiado analise a decisão.


Zambelli foi condenada em maio a dez anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Na ocasião, a Primeira Turma do STF também decretou a perda do mandato parlamentar.


Após o trânsito em julgado da condenação, em junho, a Câmara dos Deputados foi oficialmente comunicada pelo STF para declarar, por meio de ato administrativo, a perda do mandato, conforme prevê a Constituição.


No entanto, em votação realizada nesta quarta-feira (10), o plenário da Câmara não alcançou os 257 votos necessários para confirmar a cassação. Foram registrados 227 votos favoráveis, 170 contrários e 10 abstenções.


Moraes destacou que, desde o julgamento do mensalão, em 2012, o Supremo consolidou o entendimento de que a condenação criminal com trânsito em julgado implica perda automática do mandato parlamentar, em razão da suspensão dos direitos políticos.


O ministro citou precedentes envolvendo os ex-parlamentares Natan Donadon, Ivo Cassol, Paulo Maluf e Paulo Feijó, cujos mandatos foram cassados por determinação do STF após condenações definitivas.


Segundo Moraes, em vez de apenas declarar a perda do mandato, como caberia à Mesa Diretora, a Câmara optou por instaurar a Representação nº 2/2025 contra Zambelli, contrariando o entendimento do Supremo.


Na decisão, o ministro afirmou que compete ao Poder Judiciário determinar a perda do mandato de parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo ao Legislativo apenas formalizar a decisão por meio de ato administrativo.


Segundo reportagem da CNN, Moraes concluiu que a deliberação da Câmara que manteve o mandato da deputada ocorreu em clara violação à Constituição Federal, que estabelece, no artigo 55, inciso IV, a perda do mandato em caso de condenação criminal definitiva.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page