Maduro pede mobilização de brasileiros em apoio à Venezuela e elogia MST
- Ananda Moura

- há 4 horas
- 1 min de leitura
05/12/2025 Nicolás Maduro fez um apelo público ao povo brasileiro para que se mobilize em defesa do governo venezuelano. A declaração ocorreu nesta quinta-feira, 4, durante programa de TV, em meio à escalada de tensão militar com os Estados Unidos no Caribe.

O líder venezuelano arriscou algumas frases em português e pediu manifestações em apoio à Venezuela. Segundo Maduro, o país busca “paz com soberania”. Ele ainda declarou “que viva o Brasil” durante o pronunciamento.
O pedido veio após o presidente elogiar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e receber um boné da organização. A tentativa de aproximação ocorre em um momento de pressão externa sobre o regime.
Pressão dos Estados Unidos e acusações de narcotráfico
Desde setembro, os Estados Unidos intensificam operações militares contra embarcações ligadas ao narcotráfico na região. Washington acusa Maduro de comandar o Cartel de los Soles, classificado pelo Departamento de Estado como organização terrorista. O venezuelano rejeita as acusações.
Documentos obtidos pelo jornal Dallas Express afirmam que o governo venezuelano utiliza o tráfico de drogas como instrumento de pressão política contra os EUA.
Acusações de ex-chefe de inteligência
O material cita depoimentos de Hugo Carvajal, ex-chefe de inteligência venezuelano, que relata que Maduro, Diosdado Cabello e outros oficiais teriam transformado o Estado em organização criminosa. Ele aponta conexões com Farc, ELN, Hezbollah e serviços de inteligência de Cuba.
Carvajal afirma ainda que o grupo Tren de Aragua teria expandido operações para os Estados Unidos a partir de 2021, por orientação de Caracas, além de alegar infiltração de agentes venezuelanos e cubanos em instalações militares norte-americanas.









Comentários