Contag, alvo de investigação por fraude bilionária, participa da COP30 representando agricultores
- Ananda Moura

- 20 de out.
- 1 min de leitura
20/10/2025 A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), tradicionalmente ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), está sob investigação por fraudes em aposentadorias que podem ter causado um prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões entre 2019 e 2024. De acordo com o Ministério Público, há indícios de que a entidade apresentou ao INSS listas de beneficiários que nunca autorizaram descontos associativos. Mesmo sob suspeita, a Contag mantém cargos estratégicos no governo federal.

Em maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou duas representantes da Contag para o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, e, três meses depois, a confederação obteve outra vaga no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
De acordo com reportagem da Revista Oeste, a Contag também participará da COP30, em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro, onde pretende levar mais de mil representantes à Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência. Além disso, a entidade conseguiu aprovar um painel estratégico na Zona Azul, área reservada às negociações oficiais entre governos.
A secretária de Meio Ambiente da Contag, Sandra Paula Bonetti, declarou que a presença da confederação busca garantir “força política e incidência” nas discussões sobre transição justa, agroecologia e justiça climática.









Comentários