Após apelo de Lula, ex-deputado condenado no mensalão decide voltar à disputa eleitoral
- Ananda Moura

- 2 de dez.
- 1 min de leitura
02/12/2025 Atendendo a um pedido público do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT) decidiu que será candidato a deputado federal por São Paulo nas eleições de 2026. A decisão foi tomada recentemente e comunicada a aliados. Ele já iniciou a formação de sua equipe de comunicação para a pré-campanha.

A informação foi divulgada por Igor Gadelha, do Metrópoles. Um dos primeiros a ser informado foi o deputado estadual Emídio Souza (PT), que afirmou que deve formar uma “dobradinha” com João Paulo no próximo pleito. O ex-deputado voltou a frequentar Brasília com maior regularidade após a eleição de Lula em 2022.
De acordo com matéria do Metrópoles, João Paulo Cunha renunciou ao mandato em 2014, após ser condenado no esquema do Mensalão, o que o tornou inelegível por oito anos. O prazo de inelegibilidade terminou em 2022, mas ele optou por não concorrer naquele ano. A pressão por seu retorno aumentou depois de um evento em Osasco, em julho de 2025, quando Lula fez um apelo direto para que ele voltasse à política.
Na ocasião, Lula disse: “João Paulo, você trate de voltar para a política. Para de ganhar dinheiro como advogado em Brasília, pô. Vem para porta de fábrica fazer comício”.
Além de João Paulo, outro político ligado ao Mensalão também deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. O ex-ministro José Dirceu decidiu concorrer ao cargo por São Paulo em 2026.









Comentários