Tarcísio diz que crime organizado é o maior risco ao Brasil e defende união entre governos
- Ananda Moura

- há 5 horas
- 1 min de leitura
30/10/2025 O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o crime organizado é o principal risco ao Brasil, superando até o risco fiscal. A declaração foi feita nas redes sociais nesta quarta-feira (29), em referência à megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos. Segundo o governador, o país enfrenta uma ocupação territorial de facções criminosas, o que exige uma resposta integrada entre governos estaduais e federal.

Tarcísio defendeu o fortalecimento do controle de fronteiras e o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do crime, questionando como armas e drogas estrangeiras chegam às comunidades do Rio. Ele afirmou que o Estado precisa retomar seu papel de garantir segurança e dignidade à população e prestou solidariedade ao governador Cláudio Castro (PL) e às famílias dos policiais mortos na operação.
Após os confrontos, líderes estaduais de direita se reuniram por videoconferência para discutir estratégias de segurança pública e manifestar apoio a Castro. Participaram do encontro os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Jorginho Mello (Santa Catarina). O governador Ratinho Jr. (Paraná) não participou por compromissos externos, mas se colocou à disposição para enviar tropas.
De acordo com reportagem da Revista Oeste, Ronaldo Caiado ofereceu reforço policial de Goiás ao Rio de Janeiro, enquanto Cláudio Castro destacou que o encontro representou um gesto de apoio institucional e reforçou que a solução do problema do crime organizado passa por ações conjuntas em nível nacional.









Comentários