Professor de SP tem projeto reconhecido entre as 100 inovações educacionais mais impactantes do mundo
- Ananda Moura

- 12 de nov.
- 2 min de leitura
12/11/2025 O projeto “Penso, Logo Escrevo”, criado pelo professor Wagner Garcia Siqueira, da rede estadual de São Paulo, foi incluído entre as 100 inovações educacionais mais relevantes e escaláveis do mundo, segundo o catálogo HundrED 2026, iniciativa da organização global finlandesa HundrED, que identifica e divulga práticas transformadoras na área da educação. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11).

O projeto será apresentado na plataforma da HundrED a partir de 30 de janeiro de 2026, ao lado de outras inovações selecionadas em 52 países, que juntas beneficiam mais de 60 milhões de estudantes. A proposta brasileira se destacou pela criatividade, impacto social e potencial de replicação em diferentes contextos educacionais.
Com 31 anos de experiência no ensino de língua portuguesa, Wagner leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, e comemora o reconhecimento internacional.
“É maravilhoso ver uma prática nascida em sala de aula no Brasil ser reconhecida por educadores e especialistas do mundo todo”, afirmou o professor.
Um método que transforma a escrita em colaboração
Criado há 21 anos, o “Penso, Logo Escrevo” surgiu da percepção de Wagner sobre a insegurança dos alunos na produção de textos. Ele transformou o ensino da escrita em um processo participativo e coletivo, em que os estudantes sugerem temas, votam, escrevem, revisam e apresentam publicamente seus textos.
O método se desenvolve em cinco etapas:
Reunião de grupos para sugerir temas;
Votação entre os alunos;
Redação individual;
Correção personalizada pelo professor;
Leituras públicas na escola.
De acordo com matéria da Agência SP, o secretário de Educação, Renato Feder, destacou o impacto da iniciativa, que agora poderá ser replicada em outros países.
“Estamos muito orgulhosos do professor Wagner. Entre quase 800 inscrições, o projeto dele foi reconhecido e poderá inspirar educadores no Brasil e no mundo.”
Reconhecimento e legado educacional
Além de preparar os estudantes para o Enem e o Provão Paulista, o projeto tem como principal objetivo desenvolver o domínio da linguagem e a autoconfiança dos alunos. A metodologia já foi adotada por outras escolas e estudada em universidades brasileiras, como a UFCG, na Paraíba.
O professor Wagner já havia sido premiado em outras ocasiões, incluindo o Prêmio Professores do Brasil (2009), do MEC, e o 4º lugar na Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa, promovida pelo Sesc de Belo Horizonte.
A HundrED, sediada em Helsinque, atua desde 2016 identificando e difundindo práticas inovadoras de ensino em escala global, conectando educadores e instituições para fortalecer a educação pública de qualidade em diferentes países.









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