Pesquisa mostra que 67% dos brasileiros aprovam megaoperação no Rio
- Ananda Moura

- 12 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
12/11/2025
A maioria dos brasileiros apoia a megaoperação policial realizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 28 de outubro, segundo pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta quarta-feira (12). O levantamento indica que 67% dos entrevistados aprovam a ação, enquanto 33% são contra.

O estudo mostra também que o grau de conhecimento sobre o caso é alto — 97% dos entrevistados afirmaram estar informados sobre a operação. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, em 120 cidades brasileiras, entre os dias 6 e 9 de novembro, e possui índice de confiança de 95%.
Percepção regional e combate ao crime
Apesar da aprovação nacional, 55% dos entrevistados não desejam que operações semelhantes sejam realizadas no Estado onde vivem. A maior resistência está na Região Sudeste, onde 58% dos paulistas, mineiros e capixabas rejeitam ações com o mesmo formato.
A violência foi apontada como o principal problema do país por 38% dos brasileiros, um aumento de oito pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, feita em outubro. É o maior índice desde 2024, evidenciando o aumento da preocupação com a segurança pública.
Repercussão da fala de Lula
A pesquisa também avaliou a reação à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, durante visita à Ásia, afirmou que “os traficantes são vítimas dos usuários também”.
Segundo o levantamento, 81% dos brasileiros discordam da frase, e apenas 15% concordam. No Estado do Rio de Janeiro, a discordância chegou a 85%. Ainda assim, 51% dos entrevistados consideram que Lula expressou uma opinião sincera, enquanto 39% acreditam que o presidente foi mal interpretado.
De acordo com matéria da Revista Oeste, o resultado reforça o distanciamento entre o discurso do governo e a percepção popular sobre segurança pública, sobretudo após a megaoperação que deixou 121 mortos, incluindo quatro agentes de segurança.









Comentários