Novo ciclone e frente fria anunciam chuvas fortes e risco de temporais em grande parte do país
- AnandaMoura
- 1 de dez.
- 3 min de leitura
01/12/2025 A primeira semana de dezembro será marcada pelo avanço de uma frente fria e pela formação de um novo ciclone extratropical sobre o território brasileiro. O fenômeno deverá se desenvolver na terça-feira, 2, a partir de uma área de baixa pressão entre o Sul e o Sudeste. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já emitiu alertas de chuva intensa e tempestades para 20 estados e para o Distrito Federal.

O sistema deve potencializar temporais ao longo da semana, com risco de queda de granizo, rajadas de vento e acumulados acima de 150 milímetros em alguns pontos do país, segundo projeções meteorológicas. Todas as regiões serão impactadas, com maior intensidade no Centro-Sul.
Previsão por dia
Segunda-feira, 1º
O Sul e áreas vizinhas já registram instabilidades pela manhã, com chuva forte no norte e centro-leste do Rio Grande do Sul, sul e meio-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. No período da tarde, a chuva avança para o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, grande parte do Paraná, Centro-Oeste e Norte, além do interior do Nordeste e norte de Minas Gerais. Apesar da presença de temporais, o calor será intenso, especialmente no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, sul de Goiás e Minas Gerais.
Terça-feira, 2
A baixa pressão se desloca para o mar e começa a dar origem ao novo ciclone extratropical. O resultado é o aumento do risco de tempestades e granizo. Pela manhã, pancadas já ocorrem no sul e oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e em partes do Norte e Nordeste. À tarde, temporais ganham força no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Norte, alcançando também o interior do Nordeste.
Quarta-feira, 3
Com o ciclone e a frente fria já organizados, o Sudeste e o Centro-Oeste entram na fase de maior volume de chuva, acompanhada de queda de temperatura. O Sul fica mais estável. Pela manhã, chove de forma intermitente em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, norte de São Paulo, Rio de Janeiro e em grande parte da região Norte. Entre a tarde e a noite, o risco de chuva forte se espalha por todo o Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com acumulados elevados no norte do Rio de Janeiro, oeste de Minas e Espírito Santo.
Quinta-feira, 4
A frente fria avança até o norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Uma massa de ar mais frio estabiliza parte do Centro-Sul, reduzindo os temporais nessas áreas. Ainda assim, o padrão de chuva forte continua predominando no Centro-Norte do país. No Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, o tempo fica mais firme, com apenas chuviscos isolados no litoral. As chuvas mais intensas permanecem concentradas no norte paulista, centro-oeste e norte de Minas, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso e região Norte.
Sexta-feira, 5
A frente fria segue para o Nordeste e diminui as instabilidades no Centro-Sul. A chuva se concentra no norte do Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso e Norte do Brasil. O tempo fica firme no Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais, com apenas precipitações fracas no litoral do Sudeste.
Risco permanece elevado durante toda a semana
O cenário exige atenção para possíveis alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e danos estruturais provocados por vento forte. Mesmo com momentos de céu aberto, a previsão indica que os temporais devem permanecer intermitentes e abrangentes até o fim da semana.









Comentários