Lula se reúne com ministros para definir sucessor de Barroso no STF
- Ananda Moura

- 15 de out.
- 1 min de leitura
15/10/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, na noite desta terça-feira (14), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e integrantes do governo para discutir a indicação do substituto de Luís Roberto Barroso, que deixará a Corte na próxima sexta-feira (17). O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com a presença de nomes centrais do Judiciário.

Entre os participantes estavam Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Flávio Dino, além do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A reunião teve como foco o perfil ideal do novo ministro e os possíveis impactos políticos da escolha.
Jorge Messias é o favorito
O advogado-geral da União, Jorge Messias, aparece como o nome mais cotado para a vaga. Também estão em discussão os nomes do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, e do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que contam com apoio político relevante.
Na segunda-feira (13), Alcolumbre recebeu em sua residência oficial o presidente do STF, Edson Fachin, e Rodrigo Pacheco. O encontro tratou de projetos de interesse do Judiciário e contou ainda com a presença do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin.
Outros nomes, como o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o corregedor-geral da União, Vinícius Carvalho, também são mencionados, mas com menor força na disputa.
Lula chega à 11ª indicação ao STF
Com a aposentadoria de Barroso, Lula fará sua 11ª indicação ao Supremo Tribunal Federal em três mandatos presidenciais. Na atual gestão, ele já nomeou Cristiano Zanin e Flávio Dino, consolidando influência sobre a composição completa da Corte.









Comentários