top of page

Lula defende nova “ordem mundial” e critica “intolerância” durante cúpula na Colômbia

10/11/2025

Durante a 4ª Cúpula Celac–União Europeia, realizada neste domingo (9) em Santa Maria, na Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “a intolerância voltou a ganhar força” e defendeu a criação de uma “ordem mundial baseada na paz”. Segundo ele, esse modelo deve se apoiar no multilateralismo e na multipolaridade.

Lula defende nova “ordem mundial” e critica “intolerância” durante cúpula na Colômbia
Foto: Reprodução/Redes sociais

Em seu discurso, o petista disse que a América Latina vive uma “profunda crise de integração”, provocada por “projetos pessoais de apego ao poder que solapam a democracia”. Lula declarou que a região “voltou a ser balcanizada e dividida”, voltando-se mais “para fora do que para si própria”, e afirmou que a intolerância tem impedido o diálogo entre diferentes correntes políticas.


Apesar de pregar cooperação e diálogo, Lula mantém aliança com regimes autoritários, como os de Nicolás Maduro (Venezuela) e Miguel Díaz-Canel (Cuba) — governos acusados de censurar a imprensa, perseguir opositores e manter presos políticos.


Ao tratar de segurança pública, o presidente disse que “democracias não combatem o crime violando o direito internacional” e defendeu a necessidade de “reprimir o crime organizado e suas lideranças”. A fala ocorre poucos dias após o governo federal se posicionar contra o projeto de lei que equipara facções criminosas a organizações terroristas, proposta que ganhou força após a megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho (CV).


Segundo a Revista Oeste, Lula também destacou a importância da COP30, que começa nesta segunda-feira (10) em Belém (PA), e apresentou o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, afirmando que o projeto “prova que as florestas valem mais em pé do que derrubadas”.


O presidente ainda expressou expectativa pela conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, travado há anos, e defendeu “um comércio internacional baseado em regras claras”.


Ao encerrar o discurso, Lula disse que as reuniões internacionais não podem se tornar rituais vazios, pedindo que América Latina, Caribe e Europa se comprometam com uma “agenda de paz, cooperação, ampliação do comércio e crescimento sustentável”.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page