Jornalistas estrangeiros são assaltados durante cobertura da COP30 em Belém
- Ananda Moura

- há 3 horas
- 1 min de leitura
04/11/2025 Dois jornalistas estrangeiros, uma argentina e um chileno, foram assaltados na manhã de domingo (2), no centro histórico de Belém (PA), enquanto caminhavam em direção à Estação das Docas, nas proximidades do Mercado Ver-o-Peso. Os criminosos, armados com faca e terçado, abordaram as vítimas em plena luz do dia e roubaram uma carteira, um relógio e um colar. Apesar do susto, nenhum dos profissionais ficou ferido.

O crime foi presenciado por dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que estavam à paisana. Eles iniciaram uma perseguição imediata e conseguiram capturar um dos assaltantes, que tentou fugir pulando no rio. O segundo criminoso, entretanto, segue foragido. Os pertences das vítimas foram recuperados e devolvidos pelos agentes.
As autoridades informaram que o preso foi levado à Seccional de São Brás e autuado em flagrante. Já os jornalistas prestaram depoimento na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur). A Polícia Civil segue investigando o caso e deve ouvir testemunhas nos próximos dias.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), a capital conta atualmente com mais de 19 mil agentes atuando em esquema integrado entre forças estaduais, federais e municipais, como parte do plano especial de segurança para a COP30, evento que reunirá autoridades e jornalistas de diversos países.
De acordo com reportagem da Revista Oeste, o policiamento em Belém foi reforçado em áreas estratégicas, com o apoio de centros de monitoramento e operações conjuntas, em uma tentativa de garantir a segurança de delegações e profissionais de imprensa durante o evento internacional.









Comentários