top of page

Governo Lula se opõe a projeto que equipara facções criminosas a grupos terroristas

06/11/2025 O governo federal se posicionou contra o projeto de lei que pretende classificar facções criminosas como organizações terroristas. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5) pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é terminantemente contrário à proposta, defendendo inclusive veto do Planalto, caso o texto avance no Congresso.

Governo Lula se opõe a projeto que equipara facções criminosas a grupos terroristas
Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

Segundo a ministra, equiparar facções a grupos terroristas traria riscos diplomáticos e jurídicos ao país, já que poderia levar à interpretação internacional de que o Brasil abriga uma ameaça transnacional, o que abriria brecha para intervenção externa.


Argumentos do governo

Gleisi destacou que, segundo os tratados internacionais, o terrorismo envolve motivações políticas ou ideológicas, o que o diferencia do crime organizado comum. “O governo é terminantemente contra esse projeto. Terrorismo tem objetivo político e ideológico. E, ao classificar facções criminosas como terroristas, a legislação internacional pode dar guarida para que outros países intervenham no nosso território”, afirmou a ministra.


De acordo com matéria da Revista Oeste, a proposta está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Apesar do regime de urgência aprovado, o presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União Brasil-BA), decidiu debater o tema no colegiado, citando dúvidas sobre a constitucionalidade da medida.


Após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortes e reacendeu o debate sobre o narcoterrorismo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, também se posicionou contra a proposta. Segundo ele, facções criminosas são um problema grave de segurança pública, mas não se enquadram legalmente na definição de terrorismo.


A votação do projeto ainda não tem data definida.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page