Ditadora interina afirma que María Corina responderá à Justiça se voltar à Venezuela
- Ananda Moura

- há 4 horas
- 2 min de leitura
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou que a líder da oposição María Corina Machado deverá responder judicialmente caso retorne ao país. A afirmação foi feita em entrevista à emissora norte-americana NBC News, cuja íntegra está prevista para ser exibida nesta quinta-feira, dia 12.

Segundo Rodríguez, Machado terá de prestar esclarecimentos por apoiar sanções internacionais contra a Venezuela e por defender ações externas contra o regime chavista. A dirigente também citou o posicionamento da opositora em relação aos acontecimentos registrados no início de janeiro, período marcado por uma operação militar que resultou na prisão do ditador Nicolás Maduro.
A declaração ocorreu após questionamento sobre eventuais garantias de segurança à líder opositora, que permaneceu meses em local desconhecido dentro do país, alegando risco de represálias. María Corina Machado esteve nos Estados Unidos no mês passado, quando se reuniu com o presidente Donald Trump e entregou a medalha recebida pelo Prêmio Nobel da Paz. Até o momento, ela não foi incluída no processo de transição política venezuelana conduzido por Washington, sob a avaliação de que não dispõe de apoio político suficiente.
Na mesma entrevista, Delcy Rodríguez afirmou que poderá visitar a Casa Branca em breve, após reunião realizada em Caracas com o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright. Ela não informou, contudo, quando a viagem poderá ocorrer.
Segundo matéria da Gazeta do Povo, apesar das tratativas com autoridades norte-americanas, Rodríguez reiterou a defesa de Nicolás Maduro, a quem descreveu como presidente legítimo da Venezuela, e também de sua esposa, Cilia Flores. Ambos foram presos no dia 3 de janeiro durante uma operação das Forças Especiais dos Estados Unidos.
Maduro e Flores devem passar por nova audiência na Justiça norte-americana no próximo mês. O processo envolve acusações relacionadas à participação em atividades ilícitas ligadas ao narcotráfico.









Comentários