top of page

Dados mostram recorde de mortes em confrontos durante governo de Benedita da Silva no Rio

31/10/2025 A ex-governadora e deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) criticou a ação da Polícia Militar no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos nos complexos da Penha e do Alemão. No entanto, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que, em 2002, período em que Benedita comandou o Estado, a polícia fluminense matou 1.195 suspeitos, o maior número da série histórica até então — quase o dobro do registrado em 2001, sob o governo de Anthony Garotinho, que teve 772 mortes em confrontos.

Dados mostram recorde de mortes em confrontos durante governo de Benedita da Silva no Rio
Foto: Divulgação

Segundo reportagem publicada à época pelo jornal O Estado de S. Paulo, o número oficial de mortes em supostos confrontos chegou a 834 casos em 11 meses, superando os 592 registros do ano anterior. O então secretário de Segurança, Roberto Aguiar, atribuiu o aumento ao “maior enfrentamento com traficantes”.


O ex-oficial do Bope, Rodrigo Pimentel, também relembrou os dados e destacou que o governo de Benedita foi o período em que a polícia “mais matou na história do Rio”. Em comparação, sob a gestão atual de Cláudio Castro (PL), o número de mortes em 2024 foi de 699, quase a metade do registrado em 2002.

  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page