top of page

Correios em falĂȘncia e o legado do PT

Lula e o PT podem ser acusados de muitas coisas. Corruptos e lenientes com aqueles que transgridem a lei, praticantes de estelionato eleitoral e detentores de uma (falsa) virtude e moral inabalĂĄveis. De uma coisa, porĂ©m, nĂŁo podemos acusĂĄ-los: de serem inconsistentes. Eles erram e persistem no erro com uma impressionĂĄvel convicção ou atĂ©, por que nĂŁo, prepotĂȘncia. Foi assim no passado Dilmista, e Ă© assim na gestĂŁo Lula, nas estatais.


Os nĂșmeros de prejuĂ­zos com empresas estatais, que sĂł pioram de forma consistente, no decorrer das gestĂ”es do PT, falam por si. Basta vĂȘ-los a seguir:


GrĂĄfico de lucros das estatais na era Lula

Em Dilma, a bola da vez foi a Petrobras, que foi usada de forma eleitoreira e como um antro de corrupção endĂȘmica. Tivemos desde de decisĂ”es econĂŽmico-gerenciais dolosamente desastrosas - como o represamento artificial de preços feito para conter a inflação de forma fraudulenta (sangrando as finanças da empresa) e a decisĂŁo de comprar e de construir refinarias economicamente inviĂĄveis (como Pasadena, Abreu e Lima, Comperj etc) - atĂ© a prĂĄtica escancarada de corrupção, com um cartel de empreiteiras (sob coordenação de Lula, codinome “amigo do meu pai”) que se revezavam em contrataçÔes multimilionĂĄrias superfaturadas, desenvolvendo parte dos ganhos ilĂ­citos para os bolsos dos petistas e seus consorciados.


O resultado foi que a Petrobras, que nunca foi a maior empresa do mundo, tornou-se a detentora da mais alta dĂ­vida corporativa do mundo. Os prejuĂ­zos sucessivos levaram a empresa Ă  beira da falĂȘncia. Por sorte do destino, os ventos polĂ­ticos mudaram e, com isso, a direção da empresa tambĂ©m. As gestĂ”es Temer e Bolsonaro conseguiram levar a empresa a uma recuperação notĂĄvel em pouco tempo. Nada como colocar homens competentes, com espĂ­rito pĂșblico e com carĂĄter para tocar uma empresa. E agora, sob Lula, o resultado da empresa começa a cair, como sempre ocorre na era PT.


Destruição da Petrobras pelo PT


Vindo para 2025, Lula e o PT mantiveram a sua coerĂȘncia em lotear e quebrar empresas estatais. A vĂ­tima da vez sĂŁo os Correios que se encontram em situação de prĂ©-falĂȘncia. A estatal, que sob as gestĂ”es Temer e Bolsonaro era lucrativa, agora entrou em seu pior momento sob as mĂŁos do PT. Acumulou prejuĂ­zos superiores a 7 BilhĂ”es (em 2 anos e meio) e o ritmo dessa piora sĂł tem aumentado, semestre a semestre. O desastre chegou a tal ponto que os Correios agora precisarĂŁo passar o chapĂ©u e pedir emprĂ©stimos (aos bancos pĂșblicos) em uma cifra que chega a R$ 20 BilhĂ”es, para sanear suas finanças, pagar salĂĄrios atrasados, pagar outras dĂ­vidas e pagamentos atrasados com fornecedores. 


Destruição dos Correios pelo PT

PorĂ©m, mantendo a tendĂȘncia e o comportamento consistente do PT, observado ao longo dos Ășltimos 22 anos (um longo perĂ­odo para servir de sĂłlida base de anĂĄlise), o que ocorrerĂĄ Ă© o acĂșmulo de mais prejuĂ­zos e, dada a piora severa de resultados, esses emprĂ©stimos de 20 BilhĂ”es com os bancos pĂșblicos terĂŁo de ser saldados pelo Tesouro Nacional (UniĂŁo). Em outras palavras, esses 20 BilhĂ”es (mais multas e juros) serĂŁo pagos por todos nĂłs, jĂĄ que o governo nĂŁo cria dinheiro, mas sim arrecada de nĂłs, do nosso bolso.


Se em Dilma houve o legado da Petrobras flertando com o precipĂ­cio, agora em Lula temos os Correios em situação parecida. Mas hĂĄ um agravante: o nosso quadro fiscal Ă© ainda mais preocupante e Lula se demonstra cada vez mais teimoso e confiante em sua (falta de) capacidade de vencer desafios tĂŁo hercĂșleos que ele prĂłprio criou para si, ao decidir acelerar os gastos desmesuradamente e lotear as estatais. Mas, precisamos reconhecer que nĂŁo Ă© nenhuma surpresa que tudo isso esteja ocorrendo. 


SĂł nos preocupa ainda mais que o povo brasileiro ainda nĂŁo tenha entendido a dimensĂŁo de todo esse legado que Lula deixarĂĄ. Um paĂ­s fiscalmente quebrado com estatais tambĂ©m quebradas. E depois, quando o pĂȘndulo virar e o Lula perder a eleição, indo para a oposição, sabemos bem o que os petistas e a esquerda dirĂŁo. FarĂŁo a ladainha  do “estĂŁo vendo como querem vender as estatais a preço de banana?”, quando quem destruiu o valor de mercado delas foi o prĂłprio PT. E farĂŁo a ladainha do “vejam quanto corte de gastos e contingenciamento de gasto pĂșblico essa Direita fascista estĂĄ praticando!”, sendo que o prĂłprio PT Ă© quem estourou e muito o cheque especial, o cartĂŁo de crĂ©dito levando os juros pagos a nĂ­veis quase de agiotagem.. CriticarĂŁo o resultado final e atribuĂ­rĂŁo a culpa de tudo que eles prĂłprios fizeram, de todo o seu legado desastroso, a quem for assumir o poder em seguida. Como diria Homer Simpson "a culpa Ă© minha e eu a coloco em quem eu quiser". Anotem e confiram.


  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - CĂ­rculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - CĂ­rculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page