Castro articula para que os EUA classifiquem o Comando Vermelho como organização terrorista
- Ananda Moura

 - há 6 horas
 - 1 min de leitura
 
03/11/2025 O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), conduz uma articulação internacional para que o Comando Vermelho (CV) seja reconhecido pelos Estados Unidos como uma organização terrorista. A mobilização, que ocorre há pelo menos seis meses, conta com o apoio de outros governadores de direita e busca endurecer o combate às facções criminosas com alcance internacional.

Segundo matéria da Revista Oeste, o objetivo é que o governo norte-americano aplique sanções econômicas ao grupo, nos moldes do que já é feito com cartéis estrangeiros, como o Los Zetas (México) e o Tren de Aragua (Venezuela).
No início do ano, a gestão fluminense enviou à Embaixada dos EUA um relatório reservado intitulado “Análise Estratégica: Inclusão do Comando Vermelho nas Listas de Sanções e Designações dos EUA”. O documento descreve a facção como uma organização sofisticada, transnacional e extremamente violenta.
O texto também argumenta que a designação de “grupo terrorista” facilitaria extradições de líderes do Comando Vermelho que atualmente se escondem em países vizinhos, como Paraguai e Bolívia, além de ampliar a cooperação internacional no combate ao crime organizado.









Comentários