Biblioteca Mário de Andrade é alvo de assalto e tem 13 obras roubadas em São Paulo
- Ananda Moura

- 8 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
08/12/2025 A Prefeitura de São Paulo confirmou que 13 obras de arte foram roubadas neste domingo (7) durante a exposição Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, organizada em parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM). A Polícia Civil realiza perícia no local.

Entre os itens levados, estão oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari, pertencentes à série Menino de Engenho. Segundo o município, todas as peças estavam cobertas por seguro e o espaço contava com vigilância e câmeras de monitoramento. O material coletado será entregue às autoridades para auxiliar nas investigações.
De acordo com a Polícia Militar, dois assaltantes armados entraram no prédio por volta das 10h, renderam os seguranças e fugiram com as obras. Não houve feridos, e equipes fazem buscas na região para localizar os suspeitos.
Fundada em 1926 como Biblioteca Municipal, a Mário de Andrade é a segunda maior do país, atrás apenas da Biblioteca Nacional. Em 1960, recebeu o nome atual em homenagem ao escritor que criou o Departamento Municipal de Cultura da cidade.
O prédio da Rua da Consolação, de estilo Art Déco, foi construído na gestão Prestes Maia, tombado em 1992 e restaurado em 2007, sendo reaberto em 2011. O acervo abriga 327 mil livros, dos quais 51 mil são considerados raros.









Comentários