top of page

Artistas pressionam Congresso para garantir pagamento de direitos autorais por uso de obras em IA

16/09/2015 Artistas, compositores, autores e escritores se mobilizam no Congresso Nacional para manter no texto de regulamentação da inteligência artificial (IA) a obrigação de que as big techs paguem direitos autorais pelo uso de obras no treinamento de sistemas.

Artistas pressionam Congresso para garantir pagamento de direitos autorais por uso de obras em IA
Comissão Especial

A medida está prevista no PL 2.338/2023, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já aprovado no Senado e em análise em comissão especial da Câmara dos Deputados. O texto estabelece que, durante o treinamento das IAs, as empresas devem informar quais conteúdos protegidos foram utilizados e prevê remuneração aos titulares dessas obras. Também garante aos autores o direito de impedir o uso de suas criações.


Empresas como OpenAI, Google e Meta pressionam deputados para alterar o projeto, sobretudo nos trechos que tratam de remuneração. Enquanto artistas defendem o modelo opt-in (uso somente com autorização prévia), as big techs defendem o opt-out (uso automático, cabendo ao autor se opor).


Parlamentares envolvidos no debate avaliam a possibilidade de um “meio-termo”, com a criação de fundos setoriais ou de micropagamentos automáticos, acionados sempre que uma obra rastreável for utilizada por uma IA.


A comissão especial presidida pela deputada Luísa Canziani (PSD-PR) já realizou três audiências públicas sobre o tema e deve votar o texto até o fim do ano. Caso haja alterações, a proposta retorna ao Senado.


Segundo Canziani, o debate será prolongado: “Queremos escutar o maior número de atores envolvidos. É um tema sensível, complexo e que exige amadurecimento”.


Atualmente, as big techs utilizam obras protegidas sem remuneração, prática que, de acordo com especialistas, viola a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). O advogado Kevin de Sousa, especialista em direitos da personalidade, explica que o uso sem autorização ou pagamento gera insegurança jurídica e fere a legislação brasileira.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page