Paraná confirma três tornados com ventos de até 330 km/h e amplia investigações sobre tempestades
- Ananda Moura

- há 2 horas
- 1 min de leitura
10/11/2025
O Paraná confirmou a ocorrência de três tornados durante as fortes tempestades registradas na sexta-feira (7). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), os fenômenos atingiram os municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, causando destruição em áreas urbanas, danos a moradias e interrupções no fornecimento de energia. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (10).

Os meteorologistas identificaram os tornados por meio de imagens de radar, vistorias em solo, vídeos de moradores e sobrevoos técnicos. As condições atmosféricas favoreceram a formação de supercélulas, com calor intenso, alta umidade e mudanças bruscas na direção e intensidade dos ventos em diferentes altitudes — um cenário típico para a formação desse tipo de fenômeno extremo.
Em Rio Bonito do Iguaçu, o tornado foi classificado como F3 na Escala Fujita, com ventos entre 300 km/h e 330 km/h, provocando grande destruição em residências e áreas urbanas. Já em Guarapuava, na região de Entre Rios, o Simepar confirmou um tornado de categoria F2, com ventos que chegaram a 250 km/h. O mesmo nível foi registrado em Turvo, ao sul do município, onde as rajadas atingiram 200 km/h.
As equipes do Simepar, com apoio do Corpo de Bombeiros e de engenheiros civis, continuam o cruzamento de dados de campo com registros de moradores e veículos de imprensa local para confirmar outros possíveis tornados que possam ter ocorrido durante as tempestades. O órgão também monitora novas áreas que apresentaram sinais de destruição compatíveis com fenômenos dessa natureza.









Comentários