Alcolumbre diz que analisará indicação de Messias ao STF “no momento oportuno”
- Ananda Moura

- 24 de nov.
- 1 min de leitura
24/11/2025 O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, divulgou nota nesta segunda-feira (24) respondendo às declarações feitas por Jorge Messias, advogado-geral da União e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. Alcolumbre afirmou que o Senado “cumprirá com absoluta normalidade” todas as etapas formais do processo de análise da indicação.

Segundo o senador, a sabatina e a deliberação serão realizadas no “momento oportuno”, de modo que os parlamentares possam avaliar a indicação com a devida atenção. Ele também reforçou que cada Poder da República exerce suas funções dentro de suas atribuições, preservando o equilíbrio institucional.
Mais cedo, Messias publicou uma carta em tom elogioso ao presidente do Senado. No texto, o indicado por Lula afirmou que Alcolumbre é um “autêntico líder do Congresso Nacional” e ressaltou a importância de sua atuação na condução de temas estratégicos para o país. Messias também lembrou que atuou como servidor no Senado no início de sua carreira e disse ter sido acolhido por Alcolumbre à época, experiência que, segundo ele, ajudou a moldar sua compreensão da política como espaço essencial para administrar conflitos e definir caminhos para a sociedade.
Segundo matéria da Jovem Pan, o gesto de Messias foi interpretado como tentativa de reforçar pontes com o Senado no período que antecede sua sabatina.









Comentários