top of page

Deputado Thiago Manzoni participa do lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer

O Deputado Distrital Thiago Manzoni participou nessa sexta-feira (03) do lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.





Durante seu discurso, o Deputado comentou que conviveu com o câncer dentro de sua família. No início dos anos 2000, seu avô faleceu após ser diagnosticado com câncer de pulmão. Anos depois, no fim da década, a mãe de Thiago foi acometida com câncer de mama e precisou se deslocar até São Paulo para realizar uma cirurgia que descartasse a necessidade de retirada das duas mamas. “Ela teve que ir pra São Paulo, graças a Deus deu tudo certo e ela venceu a batalha dela contra o câncer”, afirmou.


O parlamentar ressaltou a importância do apoio familiar aos pacientes que precisam vencer a doença.


“Quando o câncer acomete alguém da família, ele afeta a todos da família. Todos passam por aquele período juntos. O sofrimento físico de um é o sofrimento emocional de todos os outros. A verdade é que essa é uma batalha que é vencida em conjunto, mesmo quando a pessoa se vai. A batalha precisa ser vencida em conjunto, porque os que ficam precisam dessa assistência, precisam desse amparo”, destacou.

Thiago Manzoni agradeceu pelo convite para fazer parte da Frente Parlamentar e enfatizou o papel do Estado nessa luta.


“Eu tenho certeza absoluta de que a gente não deve esperar do Estado a resposta para tudo, mas também tenho certeza de que o Estado tem o dever de oferecer muito mais do que ele tem oferecido no que diz respeito à saúde pública, em especial ao enfrentamento do câncer e eu me coloco à disposição para o que for necessário”.

A Frente Parlamentar é presidida pelo Deputado Distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil). Em seu discurso, Eduardo afirmou que um dos objetivos do grupo é debater necessidades da causa, além de mobilizar instituições, monitorar a execução do orçamento do Distrito Federal para ampliar investimentos na área e propor formas de garantir o acesso dos brasilienses a diferentes tipos de tratamento.


“Espero que a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer seja o primeiro passo para pavimentar um futuro mais digno e esperançoso aos pacientes oncológicos”, disse Eduardo Pedrosa.




Entre os participantes do evento dessa sexta, estavam a Presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Mariela Souza de Jesus; o Doutor Rafael Espíndola Camargo Silva, médico radio-oncologista do Hospital Regional de Taguatinga, representando a Secretária de Saúde do DF, Luciene Maria Florêncio de Queiroz; e Edinésio Bernardo dos Santos, coordenador administrativo do Comitê Executivo Técnico e Estratégico da Frente Parlamentar.





Dia Mundial de Combate ao Câncer


Neste sábado (04) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data importante para conscientizar sobre os riscos da doença e a importância de manter hábitos saudáveis.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Os dados foram divulgados por meio da publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, lançada em novembro de 2022.


Comments


bottom of page