top of page

STF já concedeu habeas corpus a oito convocados da CPMI do INSS

20/10/2025 A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS enfrenta uma série de obstáculos jurídicos desde o início das investigações. Pelo menos oito pessoas convocadas conseguiram habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) e, com isso, evitaram prestar depoimento ao colegiado.

STF já concedeu habeas corpus a oito convocados da CPMI do INSS
Carlos Moura/Agência Senado

Entre os beneficiados estão Milton Cavalo, presidente do Sindnapi, e outros nomes como Alessandro Stefanutto, Nelson Wilians, Virgílio de Oliveira Filho, Rubens Oliveira Costa, José Carlos Sales, Renato Vieira e Fernando Cavalcanti. As decisões foram assinadas pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, André Mendonça e Kassio Nunes Marques.


Segundo a Revista Oeste, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que o número de habeas corpus demonstra tentativas de proteger aliados políticos e que vai acionar a Advocacia do Senado para viabilizar a condução coercitiva dos convocados que se negarem a depor.


A comissão foi criada após a série de reportagens “Farra no INSS”, publicada no fim de 2023, que revelou um esquema bilionário de descontos ilegais em aposentadorias. Desde então, o grupo já pediu 21 prisões preventivas ao STF no âmbito da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal com apoio da Controladoria-Geral da União.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page