PT chama apoiadores para ato em lembrança do 8 de Janeiro com mensagem de Lula
- Ananda Moura

- 5 de jan.
- 2 min de leitura
05/01/2026 O Partido dos Trabalhadores divulgou nesta segunda-feira, 5, um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocando a militância para participar, nesta quinta-feira, 8, de um ato em memória dos ataques ocorridos em 2023 contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Há três anos, manifestantes contrários ao resultado das eleições presidenciais invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

Na gravação, Lula defende a mobilização como forma de reforçar a defesa da democracia. “Precisamos fortalecer a democracia. Vamos realizar um ato simbólico contra o 8 de Janeiro aqui em Brasília”, afirmou o presidente. Em 2024, Lula participou de um evento semelhante, que teve baixa adesão e não contou com a presença dos presidentes do Legislativo e do Judiciário.
No vídeo publicado pelo partido, o presidente também afirmou que o objetivo é manter viva a memória do episódio. Segundo ele, há quem queira que os acontecimentos sejam esquecidos, mas o governo e seus aliados defendem que a sociedade não perca de vista o que ocorreu após a derrota eleitoral de 2022.
No domingo, 4, o PT já havia feito um primeiro chamado para que militantes ocupassem as ruas e a Praça dos Três Poderes, um dos principais alvos das invasões de janeiro de 2023. A legenda decidiu, no mês passado, institucionalizar a realização de atos em lembrança da data e espera transformar a mobilização em um evento anual. A orientação interna é promover manifestações nas principais cidades de todos os Estados.
Além das ações partidárias, o Supremo Tribunal Federal também programou uma cerimônia interna para marcar a data. O evento incluirá a exibição de um documentário sobre os ataques, que causaram prejuízos estimados em R$ 12 milhões. A produção destaca o trabalho dos servidores responsáveis pela recuperação das instalações do tribunal









Comentários