Nikolas Ferreira comemora aprovação do PL da Dosimetria: ‘Um passo gigantesco’
- Ananda Moura

- há 1 dia
- 1 min de leitura
10/12/2025 O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) celebrou nesta quarta-feira, 10, a aprovação do PL da Dosimetria, que reduz as penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Nas redes sociais, ele classificou a medida como um “primeiro passo” para devolver liberdade aos envolvidos, afirmando: “Reduzimos o sofrimento, e essas pessoas vão para casa”.

O projeto foi relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e aprovado pela Câmara durante a madrugada, com 291 votos favoráveis, 148 contrários e uma abstenção. Segundo Nikolas, o ex-presidente Jair Bolsonaro orientou aliados a votarem pela aprovação. Ele afirmou que, mesmo diante do que considera um cenário de desequilíbrio institucional, o resultado representa um avanço importante.
“Não é o ideal, mas é o possível”, declarou. “Nós não tínhamos basicamente nada. Não temos PGR, STF, Congresso e nem mídia a nosso favor. Mas conseguimos dar um passo gigantesco.”
De acordo com reportagem da Revista Oeste, o projeto altera regras de execução penal, endurece critérios apenas para os principais responsáveis pelos atos, impede a soma de penas sobrepostas, permite reduções para quem não liderou ou financiou as ações e flexibiliza a progressão de regime.
Nikolas afirmou que a proposta permitirá que participantes com menor envolvimento retornem para casa e tenham penas reduzidas, contribuindo para que o país “possa, sem esquecer, virar essa página triste da democracia”.
A medida, porém, não equivale à anistia e não alcança automaticamente Jair Bolsonaro. Ainda assim, parte da oposição avalia que a nova forma de cálculo pode diminuir de maneira significativa algumas condenações, inclusive a do ex-presidente.









Comentários