top of page

Manzoni quer mais autonomia para os estados e menos controle federal

Deputado defende que estados e municípios possam solucionar os problemas regionais


Em seu discurso na Câmara Legislativa nesta quarta-feira (21), o Deputado Thiago Manzoni abordou os problemas enfrentados pelo Distrito Federal nas áreas de saúde, educação, transporte público e segurança. O Deputado destacou o compromisso tanto do governo local quanto da Câmara Legislativa em resolver essas questões, porém ressaltou um obstáculo de competência legislativa, já que a União detém a maior parte delas.

Manzoni quer mais autonomia para os estados e menos controle federal
Foto: Jeremias Alves

O parlamentar citou a questão do aumento das pessoas em situação de rua e a necessidade de encontrar uma solução.


"Estamos de mãos atadas devido a um sistema de leis federais e decisões de tribunais federais que interferem diretamente na vida das pessoas na ponta."

Thiago Manzoni defendeu a autonomia para os estados de decidir o que é melhor para a sua realidade, afirmando que os eleitores escolheram seus representantes nas urnas. No entanto, lamentou que as decisões tenham sido impostas de cima para baixo, dificultando a resolução dos problemas regionais.


"É urgente que o Brasil faça uma revisão de seu pacto federativo, concedendo autonomia aos estados e municípios. É necessário revisar nosso pacto federativo, pois nossas realidades são diversas. A realidade do Distrito Federal difere completamente da realidade de outras unidades federativas", exemplificou.

Manzoni concluiu relembrando que até hoje só houve um presidente na história do Brasil com a coragem de enfrentar este tema e de reduzir os seus poderes, a sua esfera de atuação e as suas competências em prol da população.


"O nome do presidente é Jair Messias Bolsonaro. No governo todo dele, ele falou: 'menos Brasília e mais Brasil'. Esse era um dos lemas do presidente".


Commenti


bottom of page