Lula minimiza prisão de Carla Zambelli na Itália e afirma: “Nem me lembrava dela”
- Ananda Moura

- 13 de out.
- 1 min de leitura
13/10/2025 Durante visita oficial a Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta segunda-feira (13), a prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP), detida na Itália desde 29 de julho após pedido de extradição do governo brasileiro.

Questionado por jornalistas sobre o caso, Lula respondeu de forma irônica:
“Nem lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem saberia que ela estava aqui.”
A declaração foi dada após reunião na sede da FAO, agência da ONU voltada à agricultura e alimentação. O presidente afirmou ainda que Zambelli “não merece respeito de quem ama a democracia” e acrescentou:
“Ela vai pagar pelo que fez, aqui ou no Brasil. Isso é questão de justiça.”
Zambelli envia carta e inicia greve de fome
A parlamentar deixou o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão, acusada de envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com auxílio de um hacker.
Na semana passada, Zambelli enviou uma carta ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, comunicando o início de uma greve de fome. Na mensagem, divulgada nas redes sociais, ela criticou a postura das autoridades italianas e classificou a decisão do ministro Alexandre de Moraes como “injusta e sem provas”.
A deputada afirmou ainda que Nordio estaria “de mãos dadas com o próprio demônio” e alegou perseguição política:
“Verás por que me odeiam tanto e estão lhe usando para fechar um plano de vingança”, escreveu, citando seu papel no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.









Comentários