Incêndio em subestação no Paraná causa apagão em nove estados e no DF
- Ananda Moura

- 14 de out.
- 1 min de leitura
14/10/2025
Um apagão de energia elétrica atingiu o Distrito Federal e nove estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (14), afetando milhares de consumidores em todas as regiões do país.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falha teve origem em um incêndio na subestação de Bateias, localizada em Campo Largo (PR). O problema provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW), afetando os quatro subsistemas de energia — Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Queda e retomada gradual
A interrupção começou por volta de 0h30 e durou alguns minutos, mas o restabelecimento total levou cerca de duas horas. Segundo o ONS, a energia começou a ser restabelecida de forma segura e controlada logo nos primeiros minutos após a falha.
O fornecimento foi normalizado nos sistemas Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste por volta da 1h30, enquanto o Sul teve o abastecimento restabelecido às 2h30.
O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou a ocorrência e informou que o desligamento de parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) foi causado por um incêndio em um reator da subestação paranaense, o que exigiu o desligamento completo da estrutura e afetou a rede de transmissão.
“A ocorrência teve início em um incêndio em reator na Subestação de Bateias (Paraná), que desligou toda a estrutura de 500 kV, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste e ocasionando contingência severa”, explicou o MME em nota.









Comentários