A Sessão Solene realizada no dia 29 de agosto na Câmara Legislativa para homenagear os Colégios Cívico-Militares do DF, contou com a presença do General de Exército Walter Braga Netto. O General se emocionou ao ver o auditório lotado de alunos desse modelo de gestão compartilhada, assim como ele foi.
Como ex-aluno de colégio militar, Braga Netto entende a importância da educação disciplinada e orientada por valores. Ele dirigiu sua fala aos alunos, professores e pais:
"Vocês realmente são o motivo de estarmos aqui. Vocês são o futuro, vocês é que são o futuro."
O general alertou para a importância da busca de um conhecimento sólido na era digital, explicando que, sem uma educação de qualidade, os jovens não poderão competir em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia. Braga Netto contou que foi à abertura de uma frente parlamentar da Escola sem Ideologia e se assustou ao ouvir uma professora doutora dizer que, a cada três alunos universitários, um é analfabeto funcional.
"Se vocês não têm conhecimento, vocês não conseguirão trabalhar com inteligência artificial, porque a máquina não entende, ela vai fazer o que você mandar."
Braga Netto também compartilhou sua experiência como interventor no Rio de Janeiro e observador militar durante a missão de paz das Nações Unidas no Timor Leste, no sudeste asiático. Nestes locais, o general contou que testemunhou a falta de esperança nos olhos das crianças, enquanto, em contrapartida, ele expressou confiança no potencial dos alunos das escolas cívico-militares.
"Vocês serão um diferencial neste país. Vocês têm que fazer isso que o Deputado Thiago Manzoni falou: sonhar e acreditar que vão conseguir."
Braga Netto aconselhou os alunos a se dedicarem tanto aos estudos quanto ao esporte, e a questionarem as informações que recebem. Ele lembrou a importância dos professores na formação dos jovens, ressaltando que "vocês sempre vão lembrar do professor que cobrou de vocês."
Comentarios