A articulação conjunta entre moradores do Noroeste e autoridades públicas foi fundamental para o início da retirada de moradores irregulares da região.
Após meses de articulação e diálogo com autoridades públicas, os moradores do Noroeste tiveram uma vitória importante em relação às invasões na região.
Nesta segunda-feira (13), o DF Legal começou a retirar moradores irregulares da região atendendo uma demanda da população que pedia por mais segurança e por mais cuidado com o meio ambiente.
Segundo a Associação de Moradores do Noroeste, a presença de invasões traz insegurança e problemas ambientais numa área de relevante interesse ecológico.
As invasões têm se espalhado pelo Distrito Federal e a população teme por sua segurança. Desde o início do mandato, o Deputado Thiago Manzoni estabelece diálogos e reuniões com moradores e autoridades para encontrar uma solução para a questão.
Desde abril, o parlamentar participou de audiências públicas, reuniões com representantes do Governo do Distrito Federal, integrantes do Ministério Público e de forças de segurança para tratar do aumento da população em situação de rua.
Em outubro, o Deputado abriu um espaço em seu site para a elaboração de um abaixo-assinado que teve expressiva participação de moradores do Noroeste contra o aumento das invasões na região.
Manzoni comemorou a retirada das invasões no Noroeste e enfatizou a importância do envolvimento da população.
"Graças ao trabalho em conjunto, os resultados já começaram a aparecer. A participação expressiva dos moradores foi crucial, resultando em uma ação conjunta bem-sucedida", disse Manzoni.
A vitória no Noroeste foi muito importante. Agora, o trabalho continua em outras regiões do DF.
Se você é morador do Distrito Federal e também está convivendo com o aumento da população em situação de rua, clique aqui e participe do abaixo assinado.
O engajamento da população é fundamental para que novas ações sejam realizadas.
Números
Segundo dados do Relatório da População em Situação de Rua, divulgado em setembro de 2023 pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Distrito Federal é a unidade da federação com maior percentual de pessoas em situação de rua no Brasil.
Segundo o levantamento, com relação à população total do DF, a capital tem quase 3 pessoas em situação de rua a cada mil habitantes.
Uma pesquisa da Codeplan realizada em 2022 estimou que a população em situação de rua no Distrito Federal era de aproximadamente 2.900 pessoas.
De acordo com os dados, o Plano Piloto é a região que concentra a maior parte dessa população.
Acesse o relatório da Codeplan na íntegra:
Acesse o relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania na íntegra:
Comments