Elon Musk forma a empresa privada mais valiosa do mundo
- Ananda Moura

- há 2 horas
- 1 min de leitura
03/02/2026 A SpaceX, empresa aeroespacial liderada por Elon Musk, concluiu a aquisição da xAI, companhia de inteligência artificial também controlada pelo empresário. A operação, confirmada em memorando interno e divulgada oficialmente, resultou na criação da empresa privada mais valiosa do mundo, ao reunir ativos que vão de foguetes e satélites ao chatbot Grok e à plataforma de mídia social X.

Segundo Musk, a transação foi motivada pela necessidade de desenvolver centros de dados no espaço e criar um sistema altamente integrado. Em comunicado citado pelo jornal The New York Times, o empresário afirmou que o objetivo é construir o mais ambicioso ecossistema de inovação verticalmente integrado, combinando inteligência artificial, tecnologia espacial, internet via satélite, comunicações móveis e uma plataforma de informação em tempo real voltada à liberdade de expressão.
A negociação, considerada incomum, reforça a estratégia de Musk de integrar suas empresas. Ele já havia adotado esse modelo em operações anteriores, como a compra da SolarCity pela Tesla e, mais recentemente, a aquisição da plataforma X pela xAI. Embora algumas de suas empresas sejam de capital aberto, a maior parte do império de Musk é formada por companhias privadas, operadas de forma interligada.
De acordo com matéria da Revista Oeste, com avaliações bilionárias, a SpaceX e a xAI concentram investimentos e recursos em um único ecossistema empresarial. Especialistas apontam que essa integração reflete a visão de longo prazo de Musk, que caminha para consolidar suas empresas sob uma estrutura única, voltada à inovação tecnológica em escala global.









Comentários