Na última segunda-feira (18), durante uma audiência pública na Câmara Legislativa para discutir os resultados da Conae, a Doutora Adriana Marra fez um alerta sobre os perigos que o documento representa para a educação brasileira. Convidada pelo Deputado Thiago Manzoni, a Doutora Adriana compartilhou o seu conhecimento sobre a Conferência, da qual ela participou em um dos eixos.
Adriana Marra falou sobre a previsão no Plano Nacional de Educação da criação de milhares de conselhos, que teriam o poder de fiscalizar escola por escola, comprometendo a autonomia dos estados, municípios e diretores escolares na definição das diretrizes educacionais.
"Quando eles implementarem esses conselhos de educação, bairro a bairro, terão conselheiros de educação que vão fiscalizar escola por escola e por este meio vão aplicar as sanções previstas no projeto do senador Flávio Arns, que pede responsabilização cível, criminal e administrativa no sentido de não receberem mais verbas da União", exemplificou.
Outra forma de controle social abordada pela Dra. Marra foi a exclusão da diversidade nas escolas, pois pretendem acabar com escolas cívico-militares, confessionais e o homeschooling. Ela também destacou que há previsão de que a educação seja obrigatória a partir de 0 anos de idade, o que, segundo ela, significa que o Estado vai afastar cada vez mais os filhos de suas famílias.
"Pretendem acabar com as escolas cívico-militares, com as escolas confessionais, com homeschooling. Como o poder familiar das famílias será aplicado se a gente só vai ter uma forma de educação que vai ser desenhada por essa comissão, nós não teremos opção. E vai caminhar para a exclusão das escolas privadas. Eu ouvi isso! Não foi ninguém que me contou. Eu ouvi e tenho esse áudio gravado".
Além disso, a Dra. Marra ressaltou a necessidade de resistência contra o projeto de poder que está por trás da Conae. Ela citou um artigo canadense de 1959 do jornalista comunista Gregory Clark que já discutia a estratégia de enfraquecer a disciplina e a autoridade dos pais sobre as crianças para criar uma geração de adultos facilmente manipuláveis.
"Bestializar e tornar os nossos filhos 'idiotas úteis' é eficiente para a implementação do que eles pretendem fazer. E esse Sistema Nacional de Educação, nada mais é do que isso: transformar os nossos filhos em massa de manobra", concluiu.
Por fim, a Dra. Marra anunciou a disponibilidade de um documento sintetizando os pontos críticos da Conae, que será distribuído no Congresso Nacional, e incentivou a participação em uma enquete online para avaliar a opinião da população sobre o futuro da educação no país.
Comments