top of page

Conselheiros Tutelares ganham Frente Parlamentar no DF

Iniciativa do Deputado Thiago Manzoni visa proteger as crianças e fortalecer a família


Nesta quarta-feira (17), os conselheiros tutelares do DF compareceram à Câmara Legislativa para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Tutelares. A sessão solene foi presidida pelo Deputado Distrital Thiago Manzoni (PL), autor da iniciativa. O evento contou também com parlamentares do âmbito federal.

Foto: Jeremias Alves


Ao iniciar a sua fala, o Deputado Thiago Manzoni explicou a razão da criação da Frente Parlamentar e disse aos conselheiros que o intuito é atendê-los da melhor maneira possível.


"Queremos permitir que os conselhos tutelares exerçam seu trabalho com efetividade e de maneira eficaz. Sabemos que há conselhos tutelares sem estrutura e até mesmo sem veículos para os conselheiros se deslocarem para os atendimentos", disse o parlamentar e compartilhou que seu gabinete possui um grupo de trabalho dedicado a buscar soluções para os conselhos.

A Senadora Damares Alves (Republicanos) fez questão de registrar seu carinho e cuidado pelo trabalho dos conselhos tutelares.


“O DF possui três senadores, mas a senadora dos conselhos sou eu. Neste mês de maio, em que o Brasil está discutindo o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, este evento é de extrema importância para chamarmos a atenção do DF e do Brasil para aqueles que estão na linha de frente, protegendo as crianças, que são os nossos conselheiros tutelares”, afirmou a senadora.

A Deputada Federal Silvia Waiãpi (PL) parabenizou os conselheiros tutelares e ressaltou a importância desses profissionais no cuidado e proteção das crianças e adolescentes.


"Eu sou do Norte, sou do Amapá. A nossa realidade lá é tão cruel quanto a de tantas crianças esquecidas em outras periferias. Venho de um estado onde ocorre tráfico humano e onde temos um município onde há mais casos de estupro, violação, assassinato e abandono de crianças em matagais. Vocês são os responsáveis por proteger essas crianças e dar a elas a oportunidade de serem amadas e respeitadas", disse Silvia, enaltecendo o trabalho dos conselheiros.

Segundo o Deputado Thiago Manzoni, é no núcleo familiar que o caráter das crianças é formado, e as crianças são as sementes do futuro.  


"Eu lamento dizer, que nas últimas décadas nós temos tolerado a destruição da família. Ontem eu estive aqui em uma sessão solene de iniciativa da Deputada Paula Belmonte, relativa ao 'Maio Laranja'. Ouvimos casos de pais violentando os seus filhos, inclusive bebês recém-nascidos. Nós não chegamos a esse ponto dos nossos adultos, sem que antes eles tivessem sido crianças. Precisamos preservar as nossas crianças, e a missão nobre do conselho tutelar é preservar as nossas crianças e os nossos adolescentes”, enfatizou Manzoni.

Ao final da sessão solene, foram homenageados conselheiros tutelares do DF e os servidores da área administrativa, que recebera, moções de louvor pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Além dos parlamentares citados anteriormente, compuseram a mesa a major da PM-DF, Isabela Cristina de Souza; a deputada distrital, Paula Belmonte; a ex-deputada distrital, Sandra Faraj e o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares, Gustavo Henrique.

Comments


bottom of page