top of page

Comissão aprova uso de até 5% da margem consignável para cartões

09/12/2025 A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 2.591/2023, que define um limite específico para o uso de recursos destinados à amortização de despesas feitas com cartões dentro da margem consignável de 45% do salário, utilizada para descontos em folha.

Comissão aprova uso de até 5% da margem consignável para cartões
Imagem Ilustrativa

Pelo texto, servidores públicos poderão usar até 5% de sua remuneração mensal para quitar despesas de cartões de crédito e cartão consignado, além de realizar saques por meio dessas modalidades. A amortização poderá ser parcelada, sem afetar outros parcelamentos feitos com o cartão.


A Lei 14.509/2022 determina hoje que 5% da margem seja destinada ao pagamento de dívidas com cartão de crédito e outros 5% ao cartão consignado de benefício. O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), à proposta apresentada por Maria do Rosário (PT-RS).


Laura Carneiro afirmou que a mudança elimina o limite fixo de 35% para outras consignações facultativas e cria um teto específico de 5% para cartões, permitindo ao servidor escolher entre as modalidades. Segundo ela, a medida preserva a margem total de 45% para uso livre, mas estabelece uma trava para evitar comprometimento excessivo com cartões, considerados de maior risco de endividamento.


A relatora destacou que a intenção não é restringir o uso dos cartões, que seguem importantes para compras e saques, mas garantir participação limitada e controlada dentro da margem.


A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, deverá ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page