Brasil é o único "país democrático" com bloqueio ao Rumble
- Ananda Moura

- 15 de out.
- 1 min de leitura
15/10/2025 O CEO da plataforma Rumble, Chris Pavlovski, destacou que, após o restabelecimento do serviço na França, o Brasil passou a ser a única democracia do mundo a manter o bloqueio à rede social. Segundo ele, apenas Rússia, China e Coreia do Norte mantêm restrições semelhantes.

A decisão judicial francesa, que considerou inválida a tentativa de restrição feita por um órgão do governo em 2022, permitiu que o Rumble voltasse a operar no país. Com isso, o Brasil permaneceu isolado entre as nações democráticas que impedem o acesso à plataforma.
De acordo com reportagem da Revista Oeste, o bloqueio foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro deste ano, após a empresa se recusar a cumprir decisões judiciais, como a remoção de contas específicas. O ministro Alexandre de Moraes ordenou a suspensão do serviço até que a empresa indicasse representante legal no país, quitasse multas e comprovasse o cumprimento das determinações.
Criado em 2013, o Rumble é uma plataforma de vídeos e serviços em nuvem que se apresenta como defensora da liberdade de expressão. O bloqueio no Brasil também afetou serviços de outras redes que utilizam sua infraestrutura, como a Truth Social, ligada ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.









Comentários