top of page

10 locais públicos para se exercitar ao ar livre em Brasília


Parque da Cidade Um dos principais e maiores centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo. O parque é considerado patrimônio de Brasília. Além das grandes áreas verdes livres, o parque conta com parques infantis e de diversões, um kartódromo, catorze quadras poliesportivas, doze quadras de volêi e volêi de praia, nove quadras de futebol e futebol de areia, cinco quadras de saibro para tênis e mais três quadras de tênis de praia, entre outras. Fazem parte da área também várias praças, restaurantes e uma hípica.


Jardim Botânico de Brasília

A aventura pode ser feita no pedal ou a pé e é uma opção para fugir do asfalto da cidade. Na trilha ecológica é possível ver a grandeza da diversidade vegetal e, no trecho final, se o visitante estiver com sorte, pode encontrar um tamanduá ou um tatu por ali. Além da possibilidade da prática esportiva o local proporciona diversão e relaxamento.





Parque Ecológico Olhos D'águas

O parque possui área de 28 hectares. Sua estrutura destinada ao lazer inclui trilhas, parque infantil, circuito de malhação, banheiros, bebedouro, chuveiros, quiosques, pistas de cooper, bancos e cadeiras para banho de sol. As lixeiras instaladas contam com coleta seletiva. Cercado em todo seu limite, é fiscalizado por policiais do Batalhão Florestal da Polícia Militar do Distrito Federal.




Parque Ecológico Ezechias Heringer

Administrado pelo Instituto Brasília Ambiental, o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, é apontado pelos usuários como um dos locais mais organizados e seguros para a prática de atividades físicas em meio à natureza. A unidade recebe, mensalmente, mais de 10 mil visitantes.


O Parque Ezechias Heringer é formado por 350 hectares, ocupando as áreas 27 e 28 do Guará. A segunda área contém os equipamentos públicos citados pelos frequentadores e mais a sede administrativa, parquinho infantil, quadra de areia, quadras poliesportivas, 2.800 metros de trilha, pista de ciclismo, caminhada e cooper, praça de convivência, entre outros atrativos.



Parque Sul, em Águas Claras O projeto foi concebido de modo a integrar as facilidades de lazer juntamente com arborização planejada, que considerou as diversas estações, época de floração e porte das espécies de modo a se ter um parque agradável durante todo o ano. O projeto contempla vagas de estacionamento para os usuários do parque, que se situam ao longo da Rua Babaçu, Rua 25 Sul, e Rua Araribá.



Parque Ecológico Águas Claras

O Parque possui uma boa estrutura, com trilhas para caminhadas, várias quadras de voleibol e futevôlei, Escola da Natureza, além de uma unidade da polícia florestal. Dispõe, também, de floresta preservada com riachos e dois lagos e árvores frutíferas, plantadas por antigos chacareiros que ali habitavam. Exatamente como foi planejado, é uma mancha verde no cenário de prédios altos.


Às margens da Lagoa dos Patos é possível ver os prédios que, ao fundo, integram a paisagem do Parque Ecológico Águas Claras. Natureza e urbanização se unem assim para garantir mais qualidade de vida aos habitantes desta região administrativa do Distrito Federal. Além dos patos, que dão nome à Lagoa, é possível encontrar capivaras, gansos, tucanos e bem-te-vis que vivem por entre os ipês, ingás e muitas outras árvores frutíferas encontradas nos 86 hectares de área do Parque.


Parque Ecológico de Santa Maria Localizado na Quadra Central 1, o parque foi inaugurado em julho de 2021. Desde então, o espaço vem recebendo infraestrutura e hoje conta com portal, parque infantil, ponto de encontro comunitário (PEC), quadra de areia, quadra poliesportiva, pergolado, conjunto de lixeiras, bancos e mesas de concreto.


O espaço tem atributos ambientalmente sensíveis, como campos de murundus, vegetação típica do Cerrado facilmente inundável na época das chuvas. Dessa forma, o Plano de Manejo – ações de gestão em unidades de conservação (UCs) – busca garantir que o uso do equipamento público não cause prejuízos à biodiversidade.



Campo Sintético da Samambaia

Desde julho de 2023, os moradores de Samambaia podem contar com um campo sintético todo reformado. Esta era uma demanda antiga da população, que antes sofriam com o equipamento público degradado.









Taguaparque

Este é o maior parque de Taguatinga. Localizado ao longo do Pistão Norte, foi inaugurado oficialmente em 6 de junho de 2009, no aniversário de 51 anos de Taguatinga.


O parque possui 89 hectares e conta com pista de cooper e ciclovia, quadras esportivas, equipamentos de musculação, playground, pistas de jeepcross (700 m) e motocross (1.300 m), ginásio coberto e churrasqueiras.


Eixão do Lazer

Possui 14 quilômetros de extensão. O projeto fecha as vias principais dos Eixos Sul e Norte para carros, das 6h às 18h, todos os domingos desde 1991. Atualmente, eventos culturais se espalham pelas áreas verdes ao redor do eixão e aparecem como uma opção gratuita para quem busca diversão nos finais de semana em Brasília.


Aos domingos, famílias se reúnem para um passeio, ciclistas para pedalar, skatistas arriscam manobras, há música, comida, aluguel de bicicletas, quadriciclos e muito mais.

Comments


bottom of page