top of page

Violência no Plano Piloto: “Se não tomarmos uma atitude agora, daqui a 30 anos será irreversível

Manzoni faz apelo por moradia para pessoas em situação de rua e tratamento a dependentes químicos


A crescente violência na Asa Norte foi tema do discurso do deputado Thiago Manzoni, nesta quarta-feira (9/8), na Sessão Ordinária, na Câmara Legislativa do DF. O parlamentar iniciou a sua fala relatando que nesta semana crianças foram assaltadas no caminho para a escola, entre as quadras 713 e 714 Norte.


Manzoni clama por fim da violência na Asa Norte
Foto: Jeremias Alves

Acontecimentos semelhantes têm se dado de maneira recorrente na região central de Brasília. Diariamente, os noticiários mostram o aumento da insegurança e violência na região e o Deputado Thiago leu algumas manchetes sobre o tema.


Uma das notícias citadas por Manzoni foi veiculada no Bom dia DF, no dia 29 de junho, que revelou que o DF tem milhares de pessoas em situação de rua, sendo que a maioria utiliza drogas e está relacionada a crimes no DF. Moradores da Asa Norte ainda reclamaram da situação crítica na mesma edição do jornal.

Durante a minha campanha, fiz um compromisso de batalhar para melhorar essa situação e retirar os usuários de drogas
Foto: Jeremias Alves

“Durante a minha campanha, fiz um compromisso de batalhar para melhorar essa situação e retirar os usuários de drogas, uma vez que a maioria dos crimes está ligada ao uso de drogas. As pessoas roubam para comprar drogas. E elas ficam ali na 910 norte, perto do CEUB, e ali embaixo na UNB, praticando pequenos e grandes crimes. Idosos e crianças são assaltados”, disse Manzoni.

O Deputado relatou ainda que muitas pessoas que moram na Asa Sul e Asa Norte, perguntam o que os deputados estão fazendo para reverter esta situação.


“Eu sou morador da Asa Norte, e os meus filhos hoje vivenciam a mesma situação que eu vivenciava na idade deles, quando vim do Rio para cá. Cheguei aqui com seis anos de idade, porque minha família era refém da violência no Rio de Janeiro. E naquela época, o Rio de Janeiro não conseguiu combater e se tornou o que é hoje: uma cidade linda, maravilhosa, que eu amo, mas que é refém da violência."

O parlamentar complementou dizendo que, se nada for feito agora, daqui a 30 anos a situação será irreversível. Segundo Manzoni, todos os órgãos aos quais ele buscou solução, inclusive a Polícia Militar do DF, deram a mesma resposta: que há um entendimento do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT (Recomendação nº 03/2021) de que, enquanto o Estado não providenciar moradia para essas pessoas, elas não podem ser retiradas das ruas.


“Quero fazer um apelo ao MPDFT, pois essa política que está sendo implementada não está se mostrando eficiente. Precisamos encontrar outra solução. Precisamos oferecer abrigo a essas pessoas e retirá-las das ruas para que vivam com dignidade. Quanto aos viciados em drogas, precisamos tratá-los, pois o vício deles os leva a cometer atos de violência”, concluiu Manzoni.

Veja o discurso na íntegra:

10/04- No começo de 2023, Manzoni sugeriu soluções para a população em situação de rua

Manzoni quer moradia e dignidade para pessoas em situação de rua
Foto: Jeremias Alves

No dia 10 de abril, o Deputado Thiago Manzoni participou de audiência pública para tratar da ocupação irregular de espaços públicos em Brasília pela população em situação vulnerável.


Esse foi mais um passo para cumprir seu compromisso de campanha de encontrar solução para a ocupação irregular de espaços públicos de Brasília.


"É importante restaurar o vínculo familiar e de gerar emprego para que essas pessoas tenham oportunidades melhores de vida", disse Manzoni.

Assista a audiência na íntegra:


03/03 - Manzoni pede segurança para o Plano Piloto


Manzoni pede segurança para Brasília
Foto: Jeremias Alves

Buscando cumprir com um dos principais compromissos feitos durante a sua campanha, Manzoni se reuniu com o Administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.


A situação das pessoas em situação de rua na Asa Norte e na Asa Sul foi um dos assuntos mais urgentes apontados pelo parlamentar.

Reportagens recentes sobre a violência da Asa Norte, lidas em plenário por Manzoni em 9/8


G1 – 04/08- Homem furta casa na Asa Norte e foge pelo telhado em plena luz do dia- Um homem de 24 anos foi preso, nesta quinta-feira (3/8), por furtar uma casa na Asa Norte, área nobre do Distrito Federal. Ele foi encontrado escondido entre a laje e a caixa d’água da casa que tinha acabado de furtar na 710 Norte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df2/video/homem-foi-preso-pela-policia-em-cima-do-telhado-tentando-assaltar-uma-casa-na-710-norte-11839935.ghtml


G1 – 08/08- Estudantes são assaltados a caminho da escola, na Asa Norte - Os cinco estudantes foram rendidos por bandidos na área verde entre as quadras 713 e 714 norte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/bom-dia-df/video/estudantes-sao-assaltados-a-caminho-da-escola-na-asa-norte-11846641.ghtml


Bom Dia DF- 07/08 - Tráfico e apreensão de drogas aumentam na Asa Norte - De acordo com a Polícia Civil, a 2ª DP, na Asa Norte, prendeu 54 traficantes neste ano: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/bom-dia-df/video/trafico-e-apreensao-de-drogas-aumentam-na-asa-norte-11843464.ghtml


Correio Braziliense- 18 de julho: Na madrugada de terça-feira (18/7), um morador de rua foi encontrado por um porteiro com sinais de facadas embaixo do pilotis de um dos blocos da 314 Norte. A vítima foi socorrida e levada para o hospital: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/07/5109673-homem-e-esfaqueado-na-asa-norte-moradores-temem-pela-seguranca.html


Bom Dia DF- 29/06- DF tem milhares de pessoas em situação de rua. A maioria usa drogas e estão relacionados a crimes no DF. Na Asa Norte, os moradores reclamam de situação crítica. O jornal mostrou o caso de um homem que entrava em garagens de prédios na Asa Norte e roubava bicicletas. Funcionários do mercado na 513 Norte relataram que tem muito medo de trabalhar: https://globoplay.globo.com/v/11740023/


G1 – 26/06 - Mercado onde funcionária foi esfaqueada é invadido mais uma vez por homem armado com faca, na Asa Norte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/06/26/estou-traumatizada-diz-mulher-atacada-por-homem-em-supermercado-em-brasilia.ghtml


Bom Dia DF – 23/05: Cárcere privado na Asa Norte- PM resgata homem que estava sendo mantido preso há 3 dias. Polícia encontrou dois homens em situação de rua (naquela invasão na 910) dirigindo o carro da vítima que estava com registro de roubo. Homem era mantido preso dentro de barraco no acampamento: https://globoplay.globo.com/v/11639678/


Bom Dia DF- 17/05: Furto de cabos de cobre – CEB teve 330 mil reais de o prejuízo de janeiro a março. Na quadra 303 da Asa Norte, muitos blocos já foram prejudicados por furto de cabos e moradores da quadra contrataram vigilantes para fazer ronda: https://globoplay.globo.com/v/11623582/



Comments


bottom of page