Vieira e Rubio avançam em negociações sobre tarifas durante encontro em Washington
- Ananda Moura

- 13 de nov.
- 1 min de leitura
13/11/2025
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarca em Washington nesta quinta-feira, 13, para uma série de reuniões oficiais com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O objetivo é dar continuidade às tratativas sobre as tarifas de 40% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros desde agosto.

Os dois já haviam conversado rapidamente na quarta-feira, 12, durante o encontro do G7 em Niagara-on-the-Lake, no Canadá. Na ocasião, Vieira reiterou que o Brasil enviou, no início de novembro, uma proposta formal para retomar as negociações.
O diálogo em Washington representa o terceiro encontro direto entre Vieira e Rubio desde que o norte-americano assumiu a liderança das conversas tarifárias. A aproximação faz parte da agenda diplomática iniciada após a primeira reunião bilateral entre Lula e Donald Trump, em 26 de outubro, na Malásia — quando ambos concordaram em buscar um acordo sobre o tema.
Expectativa para isenção de produtos
Segundo matéria da Revista Oeste, nos bastidores, o Itamaraty acredita que as equipes técnicas devem aprofundar análises antes de um próximo encontro entre os presidentes. Ao mesmo tempo, autoridades dos EUA indicam abertura para excluir alguns itens das tarifas, como café e banana. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que o governo fará “anúncios substanciais” nos próximos dias, com o objetivo de reduzir os efeitos sobre produtos que não são fabricados em larga escala nos Estados Unidos.
Apesar do tom positivo e do pedido de Lula para suspender o tarifaço imediatamente, o governo norte-americano ainda não implementou medidas concretas para aliviar as taxas.









Comentários