top of page

Ter coragem é questão de sobrevivência

Em Audiência Pública, Dr. Tassos Lycurgo disse que o parlamento é a representação mais importante na proteção do pensamento

O professor titular do Departamento de Artes da UFRN, Dr. Tassos Lycurgo, participou da Audiência Pública na Câmara Legislativa do DF para debater a institucionalização da censura no Brasil e o papel do parlamento na defesa das liberdades individuais. O Deputado Thiago Manzoni foi o autor da iniciativa, e além de acadêmicos, convidou parlamentares, jornalistas e a sociedade em geral para debater o tema, na última terça-feira (6).

Lycurgo iniciou a sua participação enfatizando a importância do cuidado com a linguagem e disse que é preciso ter liberdade de expressão.


“Não se trata apenas da linguagem, mas sim, conforme a história intelectual chegou notadamente no século passado, ao controle do próprio pensamento e o controle da ação”.

Um exemplo de controle intelectual é o feminismo, que tenta controlar a mulher e aquela que não se submete à maneira como o feminismo diz que ela deve utilizar as palavras, ela é radicalmente atacada.


“Então são grupos de controle da sociedade e a linguagem é um meio de fazer isso. Nós não podemos subestimar a necessidade pela luta parlamentar e da sociedade civil de mantermos a linguagem. O homem tem que ser livre para se expressar da forma que achar importante".

Conforme o professor, se as pessoas entregarem o controle de suas palavras para outras, elas estão entregando também, o controle de seus pensamentos.


“É a luta pelo que você pode pensar, porque fora da linguagem não há pensamento, então assim, nós temos que ter uma dimensão muito importante, de que é o controle das pessoas, o controle do pensamento, o controle de como elas vão se portar”.

Para Lycurgo é de uma importância radical e não há opção em ter, ou não ter coragem:


“é uma questão de vida ou morte. É uma questão de sobrevivência. A coragem é a porta pela qual as demais virtudes vão passar. Ou nós nos posicionamos de maneira muito clara, de maneira muito veemente em defesa da possibilidade do pensamento, ou então nós seremos como uma comunidade de insetos, indistinguíveis uns dos outros, apenas desconversando sobre assuntos de somenos importância. Os assuntos essenciais da sociedade, os assuntos essenciais da existência precisam de liberdade da linguagem para ser pensados livremente”.

O doutor Tassos concluiu dizendo que o parlamento é a representação mais importante na proteção da possibilidade de pensamento.


“Do contrário, nós seremos aniquilados. Em nossa possibilidade de construção intelectual de qualquer ideia, então os que me antecederam, falando de maneira muito clara, sobre a necessidade de defesa da linguagem para não ter uma ditadura, eu vou adiante. Não é uma ditadura como nós conhecemos, mas é um esvaziamento da capacidade de qualquer resistência, porque não seremos mais capazes de pensar”, pontuou.

Comments


bottom of page