Na Sessão Solene em homenagem aos Colégios Cívico-Militares, realizada em 29 de agosto na Câmara Legislativa, a Tenente-Coronel Renata Braz das Neves Cardoso, Comandante do Batalhão de Policiamento Escolar, representou a Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka. Renata ressaltou que a colaboração entre as Secretarias de Educação e Segurança, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, tem sido essencial para o sucesso do projeto de gestão compartilhada.
A Tenente-Coronel Renata enfatizou que o sucesso das escolas de gestão compartilhada só é possível graças à união de esforços entre os diversos agentes envolvidos, incluindo professores, policiais e bombeiros.
“A segurança impacta muito no desenvolvimento. Não existe desenvolvimento sem educação, sem segurança”, afirmou.
Durante sua fala, Renata reforçou a importância do engajamento da comunidade na aceitação e valorização das escolas cívico-militares, mencionando até mesmo a valorização dos imóveis nas regiões onde essas escolas estão presentes. Ela também destacou que a presença da polícia no ambiente escolar não deve ser vista como um fracasso, mas como parte fundamental do suporte à comunidade escolar.
“O impacto no desenvolvimento e no rendimento escolar é inegável. A segurança contribui para uma convivência social saudável”, explicou a comandante.
Além disso, Renata anunciou o lançamento do segundo edital do concurso de redação, que terá como tema o enfrentamento à violência doméstica e familiar, em alinhamento com as ações do "Agosto Lilás". Ela celebrou o sucesso da primeira edição do concurso, que abordou o bullying e cyberbullying, e disse que haverá prêmios para os vencedores, incentivando a participação dos alunos.
“É uma oportunidade preciosa que é a escola. Aproveitem-na para serem o que quiserem ser”, incentivou.
Encerrando sua participação, a Tenente-Coronel Renata agradeceu a todos os envolvidos no projeto das escolas cívico-militares e pediu uma salva de palmas para alunos, professores, policiais e bombeiros. Ela destacou o papel das mulheres no comando, citando a Comandante-Geral da PMDF, a Coronel Ana Paula Barros Habka e encorajou as alunas:
“Todos nós podemos fazer e ser o que quisermos se aproveitarmos essa oportunidade preciosa que é a escola.”
Comentários