Sindicato ligado ao irmão de Lula perde quase todos os filiados
- Ananda Moura

- 16 de out.
- 1 min de leitura
16/10/2025 O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), que tem como um dos vice-presidentes Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), perdeu quase toda a sua base de filiados. Desde abril, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Sem Desconto, o número de associados caiu de 317 mil para cerca de 5 mil.

A crise foi agravada pela criação de um sistema do INSS que permite o cancelamento dos descontos automáticos diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Com isso, o sindicato enfrenta sérias dificuldades financeiras, chegando a ter problemas para pagar salários.
De acordo com reportagem da Revista Oeste, o Sindnapi também vive uma disputa de liderança. O ex-secretário-geral Luiz Antônio Adriano da Silva contesta na Justiça a eleição que manteve Milton Baptista de Souza, o Milton Cavalo, na presidência da entidade. Ele alega que a votação ocorreu com base em um número “drasticamente reduzido” de filiados, muitos deles inadimplentes.
Ligado ao deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), Luiz Antônio rompeu com o grupo político que comanda o Sindnapi desde os anos 2000. A atual direção assumiu em 2023, após a morte de João Batista Inocentini, conhecido como João Feio, que liderou o sindicato desde sua fundação.









Comentários