Por iniciativa do Deputado Thiago Manzoni, ocorreu nesta segunda-feira (03) uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em homenagem ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG/DF). Além da diretoria do IHG/DF, a cerimônia contou com a presença de pioneiros de Brasília, representantes de órgãos governamentais, parlamentares e membros da comunidade brasiliense.
O Deputado Thiago Manzoni iniciou o evento relatando sua experiência ao visitar o Instituto Histórico e Geográfico, ocasião em que conversou com muitas pessoas que compartilharam suas vivências desde o início de Brasília.
“Esta noite para mim é um momento de muita alegria. Brasília é uma cidade muito nova, e apesar disso, já tem muitas histórias e fatos que merecem ser contados e preservados em nossa memória e coração.”, compartilhou.
A Deputada Federal, Bia Kicis, afirmou que nesta celebração dos 60 anos, todos os presentes tinham uma dívida de gratidão com o Instituto e compartilhou sua alegria em fazer parte de um evento de grande prestígio.
“Fico muito feliz em ver este evento tão prestigiado. Nós temos muitas presenças ilustres, pessoas queridas por esta cidade que fazem o evento ter o prestígio que o Instituto merece. Somos agradecidos pelos inestimáveis serviços que, ao longo de seis décadas, o Instituto presta à promoção da cultura e da educação da nossa gente”, declarou Kicis.
O acadêmico Saulo Diniz, neto do primeiro presidente do instituto, ministro Saulo Diniz, leu os registros cartorários da fundação do Instituto Histórico e Geográfico, datados de 1964, e citou os nomes de todos os presentes na reunião de fundação, registrados em ata, seguidores do presidente Juscelino Kubitschek. Diniz afirmou ainda que sua missão é preservar e resgatar a história para perpetuar valores.
“Que as novas gerações não vivam sob o manto da desinformação. Para vislumbrarmos um futuro promissor, é imperativo preservar e valorizar o nosso legado histórico, e é essa contribuição que eu faço esta noite a todos vocês”, declarou Diniz.
O presidente do IHG/DF, Paulo Castelo Branco, mencionou que o Instituto representa um sonho, o ideal de criar na Capital da Esperança uma instituição que fizesse parte de algo maior.
“O sistema maior foi iniciado em 1838, com a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Em 3 de junho de 1984 foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal,” destacou Castelo Branco.
Além dos nomes mencionados, compuseram o dispositivo de honra a presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara, deputada Paula Belmonte; a secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá; e o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes.
Muitos integrantes do Instituto foram homenageados ao final da cerimônia, que pode ser vista integralmente no vídeo abaixo.
Comments