Em uma audiência pública promovida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na última sexta-feira (08), para debater medidas de segurança no Plano Piloto, Cíntia Corrêa agradeceu ao deputado Thiago Manzoni pela oportunidade. Advogada e moradora da Asa Norte, Cíntia é uma das líderes do grupo “GT Brasília Capital + Segura”.
"Agradeço imensamente ao deputado Manzoni por esse convite, por permitir que falemos de forma verdadeira sobre questões que vêm crescendo e nos assolando".
Cíntia relatou a criação do grupo “GT Brasília Capital + Segura”, uma iniciativa que surgiu de uma necessidade pessoal. Como mãe de uma aluna de uma escola na 700 Norte, ela explicou que o grupo nasceu após presenciar uma série de brigas entre pessoas em situação de rua na região, além do tráfico e consumo de drogas.
"Foi a primeira vez que me deparei com essa realidade tão próxima. O diretor já não aguentava mais, estava à beira da falência", contou.
Ela também ressaltou a importância do apoio da comunidade e de lideranças locais na busca por soluções. Segundo Cíntia, o grupo começou a mobilizar o apoio do "Amo Noroeste", das lideranças das 700 e de moradores das quadras próximas, em uma tentativa de enfrentar o problema.
Segundo Cíntia, o GT analisou que as retiradas estavam sendo muito difíceis por conta da liminar. O GDF ainda não tinha nos mandado os dados da população em situação de rua.
"A pedido nosso, o GDF formou o Grupo Executivo Multissetorial".
Desde então, o Grupo Executivo, formado com a participação de 17 secretarias, além do Ministério Público e da Defensoria Pública, passou a coordenar as ações de acolhimento e assistência social, uma vez que as remoções de ocupações públicas devem seguir determinações do Supremo Tribunal Federal.
"A cada retirada, é necessário prover assistência, emprego e oportunidades, mas notamos que muitos recusavam a ajuda".
Cíntia pontuou ainda que o problema do uso de crack intensificou a situação, afetando diretamente as dinâmicas de violência e criminalidade na região. Ela destacou que o consumo da droga está amplamente associado ao aumento de furtos e agressividade entre os usuários, que, segundo ela, se veem forçados a roubar para sustentar o vício.
"Estamos diante de um problema grave. Muitas dessas pessoas não querem viver nas ruas, mas a dependência do crack cria uma realidade desesperadora."
Ela finalizou sua fala enfatizando a necessidade de entender as raízes desse problema e de uma abordagem mais eficiente para combater o tráfico de drogas.
"O crack não é produzido aqui. Ele atravessa nossas fronteiras, chega até nós e é distribuído livremente, alimentando um ciclo de violência e destruição," concluiu.
Thiago Manzoni é um Deputado Distrital Conservador eleito no Distrito Federal em 2022 pelo Partido Liberal, do Presidente Jair Bolsonaro. Defensor da vida, da liberdade e da propriedade privada, Thiago Manzoni trabalha pela proteção da família, pelo conservadorismo e pela valorização dos empreendedores no Distrito Federal e no Brasil.
Comments