top of page

Intoxicação por metanol no Brasil chega a 32 casos; 181 ainda são investigados

14/10/2025

O Ministério da Saúde confirmou 32 casos de intoxicação por metanol no país, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (13). O número representa três novos registros em relação ao levantamento anterior, publicado na sexta-feira (10).

Intoxicação por metanol no Brasil chega a 32 casos; 181 ainda são investigados
Foto ilustrativa

De acordo com o ministério, 181 casos seguem sob investigação, enquanto 320 suspeitas já foram descartadas. O total de cinco mortes confirmadas permanece inalterado desde os últimos boletins. Todas as vítimas fatais foram registradas em São Paulo — três na capital, uma em São Bernardo do Campo e outra em Osasco.


São Paulo concentra a maioria dos casos

Com 23 confirmações e cinco óbitos, São Paulo continua sendo o estado mais afetado, além de liderar as investigações, com 100 casos sob análise. O Paraná, com três confirmações, e o Rio Grande do Sul, com uma, completam a lista de estados com registros positivos de intoxicação pela substância.


Outros estados que ainda investigam possíveis contaminações incluem: Pernambuco (43 suspeitas), Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1) e Rondônia (1).


Mortes em investigação e distribuição de antídoto

Além das cinco mortes confirmadas, outras nove estão em apuração — sendo três em São Paulo, três em Pernambuco, uma em Minas Gerais, uma no Ceará e uma no Mato Grosso do Sul. Desde o início do monitoramento, 15 óbitos suspeitos foram descartados.


Para reforçar o tratamento dos pacientes intoxicados, o Ministério da Saúde informou na quinta-feira (9) que adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, medicamento utilizado nos casos de envenenamento por metanol. Desse total, 1,5 mil ampolas começaram a ser distribuídas aos estados, enquanto mil permanecerão em estoque estratégico. São Paulo receberá a maior parte das doses devido à concentração de casos.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page