A audiência pública que debateu a segurança no Plano Piloto contou com a presença de Thiago Quirino, morador da 703 Sul, que trouxe um relato impressionante sobre a situação do bairro. A reunião, realizada na Câmara Legislativa e de iniciativa do Deputado Thiago Manzoni, abordou a crescente insegurança vivida pelos moradores.
Quirino começou lembrando de uma época em que andar de bicicleta pelo Plano Piloto até o Park Shopping era uma atividade segura e comum. "Eu de bicicleta, assistia cinema, comia no McDonald's, e voltava para casa sem problema nenhum. Hoje, eu não consigo sair da minha casa na 703 Sul para ir ao Big Box na 503 sem ser abordado," desabafou.
O morador relatou um episódio recente de violência envolvendo um homem que defecava em frente à sua casa e que ameaçou a ele e à sua esposa com uma faca.
“O cara tinha 13 passagens de outro estado e estava aqui escondido,” contou Thiago.
Ele também comentou sobre o Centro Pop, estrutura destinada ao acolhimento de pessoas em situação de rua, questionando a localização do serviço na Asa Sul. “São 300 homens recebendo café da manhã, almoço e janta. Dos 300, 80% têm ficha suja, são de outros estados,” criticou.
Segundo ele, sua vizinha se negou a dar dinheiro para um morador de rua, e o homem pegou uma barra de ferro e quebrou o carro dela, um Corolla novo. Os moradores conseguiram pegar o indivíduo:
“Adivinha? Várias passagens pela polícia de outro estado, mas estava com a barriga cheia.”
Thiago mencionou a insegurança constante e as dificuldades dos moradores mais idosos, que enfrentam o medo de invasões. Ele relatou casos de vizinhos e conhecidos que já foram ameaçados, agredidos e tiveram as casa invadidas.
“A minha vizinha tem 94 anos e outro dia tinha um camarada em cima da casa dela tentando entrar,” afirmou.
O morador também fez críticas à atuação do sistema de segurança pública e ao apoio jurídico e judicial aos moradores. Segundo ele, a situação só tende a piorar se não houver uma ação efetiva das autoridades.
“Eu pago tanto imposto... Vou continuar passando pelo que estou passando?”
Encerrando sua fala, Thiago enfatizou a gravidade do problema e sua preocupação com o futuro da região. “A Asa Sul acabou. Mas como é que eu vou vender a casa se o valor está caindo? Ninguém quer ir morar lá". Ele pediu ajuda e agradeceu ao Deputado Thiago Manzoni pela iniciativa da audiência.
Thiago Manzoni é um Deputado Distrital Conservador eleito no Distrito Federal em 2022 pelo Partido Liberal, do Presidente Jair Bolsonaro. Defensor da vida, da liberdade e da propriedade privada, Thiago Manzoni trabalha pela proteção da família, pelo conservadorismo e pela valorização dos empreendedores no Distrito Federal e no Brasil.
Comentários