top of page

Gustavo Gayer e Thiago Manzoni organizam manifestação em Brasília

Os deputados tiraram o brasiliense de casa neste dia histórico para a cidade


Neste domingo, 10 de dezembro, ocorreu uma manifestação em defesa da justiça, do Estado de Direito e contra a indicação do Ministro Flávio Dino ao STF, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A mobilização foi liderada pelos Deputados Thiago Manzoni, Gustavo Gayer e Nikolas Ferreira.

A mobilização foi liderada pelos Deputados Thiago Manzoni, Gustavo Gayer e Nikolas Ferreira.
Foto: Jeremias Alves

Além das causas citadas acima, os parlamentares e familiares de Cleriston Pereira pediram justiça pela morte do empresário, um dos réus do 8 de janeiro, encontrado morto na Papuda. Em cima do trio, estava a viúva de Clezão e suas filhas, que deram uma palavra comovente.

O Senador Magno Malta disse que Clezão morreu abandonado e pediu uma salva de palmas para Clezão e sua família
Foto: Jeremias Alves

O Senador Magno Malta disse que Clezão morreu abandonado e pediu uma salva de palmas para o empresário e sua família. O Deputado Federal Gustavo Gayer falou que hoje temos uma pessoa com uma situação bem parecida com a de Clezão, o Coronel Naime, e contou que esta semana ele foi parar no hospital com embolia pulmonar.


Um dos organizadores da manifestação, Deputado Thiago Manzoni, também lamentou a prisão do Coronel Naime e a fragilidade de sua saúde.

O organizador da manifestação, Deputado Thiago Manzoni, também lamentou a prisão do coronel Naime e a fragilidade de sua saúde.
Foto: Jeremias Alves
"A cúpula da nossa polícia está presa injustamente. Homens que foram feridos em combate estão presos sem receber salário, com suas famílias precisando de vaquinha para se sustentar", compartilhou.

Em relação ao dia 13 de dezembro, data em que está prevista a sabatina do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga no STF, o Senador Eduardo Girão pediu que os senadores pensem nos próximos 26 anos. Para Girão, é um absurdo essa indicação que não visa a paz e é uma afronta à sociedade brasileira.

 Senador Eduardo Girão pediu que os senadores pensem nos próximos 26 anos
Foto: Jeremias Alves
"Oremos de joelhos pedindo a intervenção de Deus para que os senadores, na hora de colocarem o seu voto, pensem em como vai ficar nessa nação, pensem nas crianças, nos filhos, netos e bisnetos da gente. Nós somos a segunda maior nação cristã do mundo, com 92% de cristãos. Não cabe comunismo na mesma frase."

Para o Deputado Nikolas Ferreira, escolher para o STF alguém que defende uma foice e um martelo que matou cristãos é uma chacota.

Para o Deputado Nikolas Ferreira, escolher para o STF alguém que defende uma foice e um martelo que matou cristãos é uma chacota.
Foto: Jeremias Alves
"Uma foice e um martelo que perseguiu e matou pessoas de fé, isso é uma chacota com o povo cristão. Agora está nas nossas mãos. Hoje é um marco em que o Brasil disse chega para a tirania do judiciário."

Em relação a esta indicação do Ministro Flávio Dino ao STF, os deputados informaram que farão uma manifestação no dia 12 de dezembro, em frente ao Congresso Nacional.


O Senador Jorge Seif disse que o Supremo é o povo e agradeceu a cada um pela coragem de irem para a rua.


"Muitos ficam em casa e quem cala consente. Vocês estão aqui fazendo o papel cívico de vocês de dizer não ao comunista que já disse que acabou a liberdade de expressão, que exalta Lenin e Stalin, que mataram mais de 100 milhões de pessoas no mundo", explicou Seif.

O desembargador aposentado, Sebastião Coelho, considerou hoje um dia de vitória.


"Ao caminhar até este caminhão, encontrei várias pessoas que comigo caminharam no Eixão ao meu lado aqui em frente ao Banco Central no 12 de outubro e 15 de novembro, e estamos aqui para dizer não a Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal. Brasileiros, a nossa liberdade está ameaçada, e um povo sem liberdade é um povo escravo."

O Deputado Federal Gustavo Gayer agradeceu ao Deputado Thiago Manzoni pela coragem de começar a organização da manifestação
Foto: Jeremias Alves

O Deputado Federal Gustavo Gayer agradeceu ao Deputado Thiago Manzoni pela coragem de começar a organização da manifestação.


"Um cara que já ganhou a minha admiração, porque para ter a coragem de chamar o povo para as ruas em Brasília, não é qualquer um, principalmente do que aconteceu no dia 8 de janeiro."

O Deputado Thiago Manzoni agradeceu à Secretaria de Segurança Pública, à Polícia Militar do Distrito Federal e ao Governador Ibaneis, que ficou 66 dias afastado depois do dia 8 de janeiro.


O Deputado Thiago Manzoni agradeceu à Secretaria de Segurança Pública, à Polícia Militar do Distrito Federal e ao Governador Ibaneis, que ficou 66 dias afastado depois do dia 8 de janeiro
Foto: Jeremias Alves

"Nós precisávamos mostrar para o Brasil que nós somos pacíficos, ordeiros e amamos a nossa nação. O dia 10 de dezembro de 2023 é o dia em que a coragem venceu o medo e nós voltamos às ruas. A indicação do Dino ao Supremo reflete a total inversão de valores para a nossa sociedade, onde a polícia é tida por bandida, e o bandido é glamourizado como se ele fosse um herói. Hoje é sobre um recomeço de uma nova história do Brasil."

O Deputado Federal André Fernandes acredita que muitos não foram às ruas porque perderam a esperança.

 muitos não foram às ruas porque perderam a esperança.
Foto: Jeremias Alves
"Eu sei que boa parte do povo perdeu as esperanças. Eu sei que não é medo. É uma crença de que o Brasil já deu errado. Mas só vai dar errado se nós permitirmos, e nós não vamos permitir."


Veja a lista dos senadores que estão a favor e contra a indicação do Ministro Flávio Dino ao STF, sendo que, 41 ainda não definiram o voto


A favor: Senadora Teresa Leitão, Senador Jorge Kajuru, Fabiano Contarato, Senador Humberto Costa, Senador Jaques Wagner, Senador Paulo Paim, Senador Angelo Coronel, Senador Cid Gomes, Senadora Soraya Thronicke, Senador Sérgio Petecão, Senadora Eliziane Gama, Senador Omar Aziz, Senador Randolfe Rodrigues, Senador Otto Alencare e Senador Renan Calheiros.


Contra: Wilder Morais, Senador Jorge Seif, Senador Magno Malta, Senador Rogério Marinho, Senador Luis Carlos Heinze, Senador Plínio Valério, Senador Marcos Pontes, Senador Carlos Portinho, Senadora Damares Alves, Senador Cleitinho, Senador Eduardo Girão, Senador Esperidião Amin, Senador Flávio Bolsonaro, Senador Hamilton Mourao, Senador Marcos Rogério, Jaime Bagattoli, Senadora Tereza Cristina, Senador Sérgio Moro, Senador Marcos do Val, Senador Alan Rick, Senador Izalci Lucas; Senador Carlos Viana, Senador Zequinha Marinho, Senador Márcio Bittar e Senador Mecias de Jesus.







bottom of page