top of page

Defensora pública alerta para lawfare no Brasil e cobra anistia dos presos do 8 de janeiro

“Amai os vossos inimigos”. Com essa citação bíblica, a defensora pública Bianca Cobucci Rosiere iniciou sua participação na audiência pública que discutiu a anistia aos presos políticos dos atos de 8 de janeiro. Ela destacou que a anistia é um perdão concedido pelo Estado e cuja competência de aprovação cabe exclusivamente ao Congresso Nacional, como previsto na Constituição.

Defensora pública alerta para lawfare no Brasil e cobra anistia dos presos do 8 de janeiro
Foto: Jeremias Alves

Segundo Bianca, apesar da clareza constitucional, ministros do Supremo Tribunal Federal têm se manifestado de forma antecipada, declarando que, caso a anistia seja aprovada, será considerada inconstitucional.

“Cabe ao Judiciário analisar a constitucionalidade das leis, mas jamais impor sua vontade acima da do Legislativo”, afirmou.
Defensora pública alerta para lawfare no Brasil e cobra anistia dos presos do 8 de janeiro
Foto: Jeremias Alves

Para a defensora, a anistia é inegociável. Ela lembrou que há pessoas sofrendo graves violações de direitos humanos e fundamentais. Em inspeção realizada pela Defensoria Pública na Papuda, foram colhidos diversos relatos que constam em relatórios oficiais, inclusive em parceria com o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e a Defensoria Pública da União. Bianca citou ainda o caso de Cleriston Pereira da Cunha (Clezão), que perdeu a vida no presídio, como um episódio que jamais deve ser esquecido.

Defensora pública alerta para lawfare no Brasil e cobra anistia dos presos do 8 de janeiro
Foto: Jeremias Alves

A defensora ressaltou o papel do jornalismo investigativo na denúncia desses abusos. Segundo ela, trabalhos de profissionais como Eli Vieira e David Ágape, presentes na audiência, revelaram a existência de “certidões de antecedentes político-ideológicos”, utilizadas para manter pessoas presas de forma arbitrária.


“Bastava uma crítica nas redes sociais para que alguém permanecesse ilegalmente atrás das grades, em meio a processos marcados por violações”, disse.

Bianca concluiu alertando que o país atravessa um período de tirania judicial. Para ela, trata-se de um caso típico de lawfare, que corrói a justiça e compromete o Estado de Direito no Brasil.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page