top of page

Debate promovido por Thiago Manzoni revela crise da liberdade de expressão no Brasil

Jornalista Paulo Figueiredo denuncia censura e restrições, apelando para o resgate da democracia e do livre pensamento

Um debate imprescindível sobre a censura no Brasil contou com a participação remota do jornalista Paulo Figueiredo, que atualmente mora nos EUA. A Audiência Pública, iniciativa do deputado distrital Thiago Manzoni, ocorreu na última terça-feira (6) na Câmara Legislativa do DF e discutiu a institucionalização da censura no país e o papel do parlamento na defesa das liberdades individuais.


Foto: Jeremias Alves


Em relação à censura no Brasil, o jornalista Paulo Figueiredo afirmou que, em certo sentido, as coisas estão piores do que na época da "ditadura militar".


"Atualmente, na situação em que estou vivendo aqui nos EUA, todas as minhas redes sociais estão bloqueadas no Brasil, minhas contas bancárias e ativos estão congelados, meu sigilo foi quebrado. Além disso, estou sujeito a multas diárias sempre que compartilho alguma notícia falsa, o que é muito impressionante para mim, já que não me recordo de ter divulgado qualquer notícia falsa em minha vida, pois sou guiado por um padrão extremamente alto e rigoroso em relação a qualquer informação que comento. Além disso, meu passaporte foi cancelado, o que para alguém no exterior equivale à cassação da minha cidadania brasileira."

Figueiredo explicou que no Brasil temos em regime de urgência um projeto de lei que abertamente censura as opiniões das pessoas. Segundo o jornalista, já vivemos no Brasil inclusive restrições ao conteúdo religioso.


"Eu não posso publicar uma entrevista com um pastor no meu canal. Então são todas as liberdades, como de expressão e de religião.

Finalizando seu raciocínio, Figueiredo afirmou que para o Brasil conseguir restabelecer a liberdade de expressão, primeiro o brasileiro precisa absorvê-la como um valor e entender que esse valor sempre valerá para ambas as partes.


"Sempre teremos jornalistas ruins. A esquerda na Rede Globo ou em outras emissoras falando bobagem... Deixem eles falarem, deixem que o público decida. O público é quem decide não dar audiência a esse tipo de pessoa e dar audiência a quem achar que deve".

Veja a participação de Figueiredo na íntegra no vídeo abaixo:



Comments


bottom of page