Durante a Sessão Solene em homenagem aos Colégios Cívico-Militares, realizada no dia 29 de agosto na Câmara Legislativa, o subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada (Segecom), coronel Ferro, destacou o sucesso do modelo cívico-militar no Distrito Federal. Ele também traçou um panorama do crescimento desse projeto desde sua criação, ressaltando a segurança e a educação de qualidade.
O Coronel Ferro iniciou seu discurso relembrando a origem das escolas de gestão compartilhada no DF, mencionando que o projeto foi inaugurado há cinco anos por determinação do governador Ibaneis Rocha.
“Hoje contamos com 17 escolas. Até o final do ano, nós pretendemos completar 20. E até o ano 2026, queremos alcançar o objetivo de ter 40 escolas de gestão compartilhada, que são as escolas cívico-militares do Distrito Federal,” destacou o subsecretário.
O subsecretário falou sobre a importância dos valores cultivados nas escolas cívico-militares, como ética, honestidade, civismo, patriotismo, disciplina e meritocracia.
“As rotinas de uma escola cívico-militar são um verdadeiro culto a todos esses valores. Quando ficamos de pé ao professor entrar, isso é respeito. Quando aquele colega se destaca no comportamento ou na nota, ele é homenageado. Meritocracia,” explicou Ferro.
Ao encerrar sua participação, coronel Ferro expressou sua gratidão a todos os envolvidos no projeto e destacou os resultados obtidos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde as escolas de gestão compartilhada têm se destacado.
“Das 10 melhores escolas públicas do Distrito Federal, estão lá as 3 escolas militares. Também estão 3 outras escolas públicas de gestão compartilhada. O modelo de sucesso tem funcionado aqui no Distrito Federal,” concluiu Ferro.
Commentaires